Começa hoje a 31.ª edição da Semana Literária & Feira do Livro Sesc. Até sexta-feira, 15, oito mesas redondas, lançamentos e palestras, duas oficinas e dois seminários com escritores, educadores, jornalistas e críticos de todo o Brasil ocuparão a Praça Santos Andrade, no centro de Curitiba, e outras 21 cidades do interior do estado, como Londrina, Foz do Iguaçu, Maringá, Apucarana, Guarapuava e Pato Branco.
O objetivo, de acordo com a gerente de cultura do Sistema Fecomércio Sesc Paraná, Deborah Belotti, é aproximar o aluno e o leitor do escritor. "A literatura tem essa capacidade de fazer com que as pessoas se percebam, percebam seus universos e suas diferenças, e se tornem uma coisa só. No fim, a literatura contribui para um mundo mais justo e igualitário", acredita.
Em 30 anos de evento, apenas recentemente a Semana Literária Sesc ganhou as ruas, com tendas instaladas na Praça Santos Andrade. "Queremos democratizar o acesso às palestras, centralizando a programação num espaço pelo qual toda a cidade passa", diz a gerente de cultura.
Com curadoria do editor do jornal literário Rascunho e diretor da Biblioteca Pública do Paraná, Rogério Pereira, a edição deste ano tem como tema a reinvenção da literatura nos dias atuais, "como ela vai se adaptar nos novos tempos", detalha Deborah. Ela afirma ainda que todos os eventos são direcionados para esse assunto, a começar pela conferência de abertura da escritora Nélida Piñon, com mediação do carioca radicado em Curitiba José Castello, que acontece hoje, a partir das 19 horas, inaugurando oficialmente a programação.
O autor homenageado deste ano é o curitibano Dalton Trevisan, que em 2012 foi agraciado com os prêmios Camões e Machado de Assis, e terá uma palestra dedicada a sua obra, intitulada "Dalton no Facebook", do professor e crítico paulista Augusto Massi. "Já vínhamos discutindo a possibilidade de homenagear o Dalton e acabou que este ano foi o ano dele", comenta Deborah.
Paralelo aos eventos de programação adulta e infantil com contação de histórias e uma programação artística acontece também a 10.ª Feira Universitária do Livro Editora UFPR, também na Santos Andrade. A feira traz 20 editoras universitárias e oito livrarias como parceiras, vendendo títulos com desconto.
Para o curador Rogério Pereira, o mais importante da feira é a evidência da leitura. "Durante uma semana, a literatura vai estar no centro das principais cidades do Paraná. As pessoas vão estar passando por ali, discutindo em espaços abertos, o que contribui mais um pouco para a formação de um público leitor."
Escolas públicas foram cadastradas para participar dos eventos da Semana Literária & Feira do Livro Sesc, mas outras pessoas também podem se cadastrar gratuitamente no portal do evento: http://cms.sescpr.com.br/semanaliteraria/inscreva-se. As vagas são limitadas.
Programação
Veja as atrações da semana literária:
Hoje
19 horas Conferência de abertura, com Nélida Piñon. 20h30 Lançamento de Livro das Horas, de Nélida Piñon.
Terça-feira
9, 10, 14, 15 e 16 horas Contação de histórias. 9h30 Mesa Redonda: O Brasil Literário, com Cristovão Tezza e Alberto Mussa. 16h30 Sessão de Autógrafos: Tocar na Banda, de André Ducci. 17h45 Lançamento de Ensaio do Vazio, de Paulo Henrique Schroeder. 18 horas Lançamento de A Cela Enorme, de E. E. Cummings, com tradução de Luci Collin. 19h30 Palestra: O Sarau Poético da Cooperifa, com Sérgio Vaz.
Quarta-feira
9, 10, 14, 15 e 16 horas Contação de histórias. 9h30 Seminário: Cadê o Leitor, com Nilma Lacerda, Marisa Lajolo e Paulo Venturelli. 14 às 17 horas Oficina de poesia com Donizete Galvão. 16h30 Sessão de Autógrafos: Ditadura Abaixo, com Teresa Urban e Guilherme Caldas. 19h30 Seminário: Panorama na Crítica Literária do Brasil, com Álcir Pécora e João Cezar de Castro Rocha.
Quinta-feira
9, 10, 14, 15 e 16 horas Contação de histórias. 9h30 Palestra: Dalton no Facebook, com Augusto Massi. 11 horas Lançamento de Bioética e Vulnerabilidades, de Mário Antonio Sanches e Ida Cristina Gubert. 14 às 17 horas Oficina de criação literária: Narrativas Ficcionais, com Luiz Ruffato. 17h50 Lançamento de Poeira Fria, de Carlos Machado. 19h30 Mesa Redonda: O Personagem Sou Eu, com Miguel Sanches Neto e Paulo Lins.
Sexta-feira
9, 10, 14, 15 e 16 horas Contação de histórias. 9h30 Mesa Redonda: Poesia em Eterno Movimento, com Eucanaã Ferraz e Luis Felipe Leprevost. 17 horas Evento Comemorativo: 25 anos da Editora UFPR. 16 horas Lançamento de A Ira dos Dragões e Outros Contos e O Segredo da Guerra, de Thiago Tizzot.
Sábado
9, 10, 14, 15 e 16 horas Contação de histórias. 10 horas Bate-papo: O Som da Revolução: Uma História Cultural do Rock (1965-1969), com Rodrigo Merheb.
Deixe sua opinião