Serviço
Veja informações sobre essa e outras exposições em cartaz no Guia Gazeta do Povo
Há mais ou menos 25 anos, a artista plástica paranaense Lúcia Calluf resolveu fazer um curso de decoração, por pura curiosidade. Viu que não era "bem aquilo" e, de repente, se viu dentro de uma escola de arte. Teve aulas com nomes como Alberto Massuda e Luiz Carlos de Andrade Lima (1933-1998) e, desde o início, sentia inclinação pela Arte Sacra, sobretudo pela figura de São Francisco de Assis. Hoje, Lúcia inaugura, às 9 horas, no Museu de Arte Sacra da Arquidiocese de Curitiba (Masac), a mostra São Francisco de Assis O Paradigma da Humanidade, com nove obras inéditas dedicadas ao santo (Veja o serviço completo da exposição no Guia Gazeta do Povo).
Lúcia lembra com entusiasmo das aulas de Lima, já que ele foi a sua principal inspiração para começar a pintar a figura de Giovanni di Pietro di Bernardone, verdadeiro nome do santo italiano que viveu na virada do século 12 para o 13. "Tive facilidade de retratar o São Francisco por causa de sua expressão, que é forte, dentro de um rosto muito angelical". A artista acredita que a história do santo, de uma vida religiosa de completa pobreza, é inspiradora. "O mundo todo conhece o que ele fez. Ele deixou um legado muito bonito. Foi o santo que teve mais luz no mundo".
Telas
Na exposição, a artista plástica mostrará nove obras inéditas ela se dedicou durante dois meses exclusivamente ao trabalho. São técnicas diversas como obras em madeira, colagem e pintura sobre superfícies rústicas, como sacos de estopa. Apesar de já ser uma admiradora de São Francisco, Lúcia vasculhou a literatura sobre ele, além de contar com a ajuda de amigos. "Tudo o que veem que têm o rosto do São Francisco, eles me dão de presente (risos). Fico bastante envolvida com o tema." Ela também costuma manter uma disciplina no processo de trabalho, mas não perde a chance quando a inspiração surge. "Se me dá vontade, eu vou correndo pintar. Tem muita coisa que é de momento, e não podemos deixar passar".
Serviço:
São Francisco de Assis O Paradigma da Humanidade. Museu de Arte Sacra da Arquidiocese de Curitiba Masac (Largo da Ordem, s/nº, anexo à Igreja da Ordem). Inauguração hoje, às 9h. De ter. a sex., das 9h às 12h e das 13h às 18h. Sáb. e dom., das 9h às 14h. Entrada franca.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp