A cerca de 500 quilômetros de Curitiba, a cidade de Barracão guarda duas atrações turísticas. Uma delas é a gruta de Santa Emília, descoberta há 60 anos por um caçador que, machucado, lavou-se com a água que gotejava de uma estalactite em forma de santa. Devoto do sagrado, ele pediu sua cura e recuperou-se. Outro atrativo da região é o encontro das três divisas secas do Paraná, Santa Catarina e Argentina.
Dicas
A gruta de Santa Emília de Rodat está localizada a cerca de 25 quilômetros do centro de Barracão. Depois do relato do caçador, muitas pessoas vão até o local que tornou-se um santuário em busca das águas milagrosas.
O caminho por si só é um atrativo, com cascatas, passarela sobre o riacho Santa Emília e um altar. A gruta recebe cerca de 5 mil visitantes por ano.
Em 1999, a comunidade encontrou relatos da congregação de Santa Emília, em Pernambuco. Após contatos, foi enviada uma imagem da França para a gruta.
Em Barracão também é possível observar a divisa por linhas imaginárias de Barracão (PR), Dionísio Cerqueira (SC) e Bernardo de Irigoyen, Missiones (Argentina).
As atrações da fronteira são o marco datado de 1903 e o cassino localizado em território argentino.
Telefones úteis
Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Barracão, (49) 3644-1400. Hospital, (49) 3644-1214. Delegacia de Polícia, (49) 3644-1201.