Por recomendação de um amigo, a atriz Lília Cabral leu o livro Divã, de Martha Medeiros, e se apaixonou pela história de Mercedes, uma mulher de 40 anos, divertida, segura de si e pragmática, que, por pura curiosidade, decide fazer análise. O que era para ser uma brincadeira inocente se transforma em uma experiência plena de descobertas sobre si mesma.

CARREGANDO :)

"A peça foi montada em um mês, como uma brincadeira sem grandes pretensões", conta o diretor Ernesto Piccolo. Mas, caiu no gosto popular e, desde a primeira apresentação, em 2003, já foi vista por 120 mil espectadores em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Lisboa.

Neste final de semana, é a vez do público curitibano conferir o espetáculo, indicado a três prêmios Shell no ano passado – melhor atriz (Lília Cabral), melhor ator (Marcelo Valle) e melhor direção. Divã terá duas apresentações no Guairinha: amanhã, às 21 horas, e domingo, às 18 horas.

Publicidade

Lília Cabral – que vem recebendo muito elogios por seu desempenho como a megera Marta, na novela Páginas da Vida, da Rede Globo – vive uma personagem que, ao longo da peça, vai descobrindo novas facetas de sua personalidade. Para dar conta dessas transformações, Lília Cabral conta que também teve que passar por um processo de auto-avaliação. "A Mercedes é uma mulher muito simples. Interpretá-la me ajudou, inclusive, a fazer a Marta na novela. Descobri que quanto mais simples ela fosse, mais veracidade eu transmitiria ao público", complementa Lília.

"É uma peça superfeminina, baseada em um texto muito sensível", diz Ernesto Piccolo. Apesar de tocar em questões muito particulares às mulheres, Lília Cabral assegura que o público, de modo geral, será levado a fazer reflexões sobre a própria vida "Tenho muitas características da Mercedes, o que não é privilégio meu. Tenho visto nas apresentações que tanto mulheres quanto homens identificam-se com a personagem".

Lília Cabral divide o palco com o ator Marcelo Valle, que interpreta seu marido Gustavo, e Alexandra Richter (comediante do programa Zorra Total, da Rede Globo), que faz a amiga Mônica. Os dois atores são "curingas", pois também dão vida aos mais diversos personagens que saem da mente de Mercedes nas sessões de terapia: o primeiro namorado, a amiga desquitada, as esposas dos amigos do marido, a namorada patricinha do filho, o marido machão da amiga.

Serviço: Divã. Comédia adaptada do livro de Martha Medeiros, com direção de Ernesto Piccolo. Elenco: Lília Cabral, Alexandra Richter e Marcelo Valle. Guairinha (R. XV de Novembro, s/n), (41) 3304-7982. Sábado, às 21 horas, e domingo, às 18 horas. Ingressos a venda na bilheteria do Teatro Guaíra a R$ 40 (para quem doar um livro não-didático usado, estudantes, maiores de 60 anos e assinantes da Gazeta do Povo que comprarem até 4 ingressos).