Sob a batuta do maestro Alessandro Sangiorgi, o Blindagem ensaia com o vocalista Rodriggo Vivasz (ao centro, de preto) e a Orquestra Sinfônica| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

"Porra, não vai parar com a banda, sócio!" A "ordem" foi transmitida por Ivo Rodrigues a Paulo Juk na última vez em que os dois companheiros de Blindagem se viram, na antevéspera da morte do vocalista, em 8 de abril deste ano. E ainda ecoa na cabeça do baixista. Tanto que foi seguida à risca: na semana seguinte, a maior e mais longeva banda de rock do Paraná já estava no palco, com Rodriggo Vivasz ao microfone, cumprindo o seu compromisso das quartas-feiras no bar Crossroads. Rodriggo, aliás, já vinha substituindo Ivo nas diversas ocasiões em que o cantor titular precisou se ausentar enquanto se submetia ao seu longo tratamento de saúde.Passados quase oito meses daquela conversa no Hospital das Clínicas, daqui a pouco, a partir das 21 horas, o Blindagem vai voltar a realizar um velho sonho de Ivo, de Paulo Juk e dos outros três integrantes da banda (os guitarristas Paulo Teixeira e Alberto Rodriguez e o baterista Rubén "Pato" Romero): tocar no Teatro Guaíra acompanhados da Orquestra Sinfônica do Paraná. Será a terceira edição do projeto Rock em Concerto (confira o serviço completo do show), e a primeira sem Ivo. Que certamente concederia a sua bênção: "Ele não ia querer que a gente abandonasse o projeto", assegura Juk.

CARREGANDO :)

O baixista aproveita para negar que o show represente um tributo ao companheiro morto. "A apresentação estava programada antes da morte do Ivo. Já havia a intenção de dar continuidade e até de ampliar o projeto, levando-o a dez capitais brasileiras. Nós já homenageamos o Ivo cada vez que a gente toca uma música dele", destaca. "Continuamos porta-vozes da sua obra, assim como da do Leminski." Mesmo assim, pelo menos um dos novos números vai remeter ao eterno vocalista do Blindagem: "A gente incluiu a música ‘Valeu’ no repertório, porque ela ficou registrada no velório do Ivo, quando todo mundo cantou..."

Oficializado como o novo cantor, Rodriggo Vivasz, 37 anos – três a mais do que o Blindagem – parece lidar bem com a responsabilidade: "Eu já cantei no Guaíra algumas vezes, com meu projeto de flamenco. Mas nessas ocasiões eu era músico de apoio, o foco principal eram as bailarinas... agora será bem diferente. Estou um pouco ansioso", confessa.

Publicidade

O entrosamento com a banda e a aceitação do público já não seriam mais problema, depois de todos esses meses na função. "No começo foi difícil. Os caras me receberam superbem, mas a minha maior preocupação era com o público. O pessoal estava muito acostumado com o Ivo, aquele jeitão dele, o cara piadista, engraçado e espirituoso. Eu sou um pouco mais sério", considera.

Ele observa que, apesar da falta que Ivo Rodrigues faz para os fãs do Blindagem, eles respeitam o fato de Rodriggo estar ali "por motivo de força maior": "Eles entendem que eu estou na banda pelo falecimento do Ivo, que não tirei o lugar de ninguém. Claro que tem gente que não gosta, que deixou de ir aos shows, mas você nunca vai agradar 100% das pessoas. A gente que é artista está aí para dar a cara pra bater."

O que mais tranquiliza o novo vocalista, entretanto, é contar com o aval do antecessor. "Uma vez a RPC TV foi gravar um programa sobre o Leminski, e eu cantei com o Blindagem. Nesse dia eu perguntei o que ele achava de eu cantar enquanto ele se recuperava, e ele me deu a maior força... se o próprio Ivo achou que eu podia cantar na banda, então eu estou sossegado."

Quem também está bastante empolgado com a nova edição do Rock em Concerto é o seu idealizador, o "maestro-roqueiro" da Orquestra Sinfônica do Paraná, Alessandro Sangiorgi: "Vamos tocar sete músicas que nunca tínhamos feito antes, a apresentação será mais longa que as anteriores e o resultado tem sido bem animador", avalia. "Temos arranjos extraordinários do Alexandre Brasolin, e esse jovem vocalista é muito bom. As músicas estão ficando muito bonitas com o Rodriggo, eles tiveram muita sorte..."

Além das novas canções incluídas no repertório, estão previstos três covers, participações especiais e algumas surpresas. Uma delas Paulo Juk antecipa: "Vamos dar um presente para cada pessoa que for hoje ao Guairão. Não é CD nem DVD, mas garanto que todo mundo vai gostar!" O jeito é aparecer lá para conferir...

Publicidade

Serviço:

Rock em Concerto III – Show com a banda Blindagem e a Orquestra Sinfônica do Paraná (confira o serviço completo do show). Hoje, a partir das 21 horas, no Teatro Guaíra. Ingressos entre R$ 50 e R$ 80, com meia entrada para titulares do Cartão Teatro Guaíra, professores, estudantes e maiores de 60 anos. Informações: (41) 3304-7982.