• Carregando...
 |
| Foto:

A apresentação de "A noite devora seus filhos" no Teatro Novelas Curitibanas terminou com o público aplaudindo em pé o emocionante espetáculo dramático. A peça, do Coletivo mineiro Paisagens Poéticas e com curadoria do Galpão Cine Horto, faz parte da mostra do Fringe ‘Teatro Para Ver de Perto’. A história é uma tradução do texto teatral do diretor e dramaturgo argentino Daniel Veronese, onde uma mulher começa a narrar várias histórias interligadas que ouviu de sua mãe numa noite em um bar, quando ainda era criança. A peça termina com a personagem dizendo que uma memória ou uma emoção deve ser conservada, ainda que doa e ainda que envergonhe. Para uma das diretoras, Mariana Maioline, a narrativa deixa evidente os direitos à voz e à memória.

A diretora também explicou que, apesar do texto original ser narrado por apenas uma personagem, ela e o também diretor Gustavo Bones decidiram dar uma dinâmica diferente à peça, adaptando-a para duas personagens. "Quis subverter o monólogo, visto que o texto é muito complexo e a narrativa muito pesada. Pensei que seria interessante trazer duas vozes, duas mulheres com idades diferentes para enriquecer a história e torná-la mais potente", afirmou Maioline. Vale a pena ressaltar as impecáveis interpretações das atrizes Gláucia Vandeveld e Renata Cabral, que causaram arrepios em quem às assistia. Além da narrativa intensa, as atrizes simultaneamente atuavam e montavam as variações de seus cenários. "Essa peça é cheia de nuances e com um texto muito difícil. Tivemos que nos relacionar com os objetos para construir um espaço íntimo. Foi um desafio interpretá-la!", contou Renata Cabral.

Essa é a primeira vez que "A noite devora seus filhos" é apresentada fora de Belo Horizonte e também a primeira vez que o Coletivo Paisagens Poéticas vem para a capital paranaense. "O festival de Curitiba é o maior do Brasil e tem uma grande importância para os atores. É muito precioso", concluiu a diretora Mariana Maioline. "Com certeza pretendemos voltar ano que vem!", afirma. A peça encerra suas apresentações em Curitiba nesta quinta, dia 04 às 17h e 19 h. Um espetáculo imperdível para quem aprecia um drama tocante, baseado em um texto bem escrito e com interpretações dignas de elogio. Serviço

Dia 04 de abril –17h e 19h.Teatro Novelas Curitibanas – R. Presidente Carlos Cavalcante, 1222.Ingressos: R$ 10,00 – Inteira R$ 05,00 – MeiaDuração: aproximadamente 60 minutos.

****Os textos publicados neste espaço são fruto do projeto Rede Teia no Palco, uma parceria entre o curso de Jornalismo da Universidade Positivo e a Gazeta do Povo, sem ônus para ambas as partes****

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]