As fases criativas pelas quais o artista paranaense Carlos Eduardo Zimmerman passou ao longo dos últimos 35 anos estão sintetizadas no livro "Zimmermann O Objeto e Sua Aura", cujo lançamento acontece nesta quinta-feira (8), a partir das 19 horas, no Espaço Cultural BRDE, no Palacete dos Leões. A trajetória do artista é revista em 124 páginas preenchidas com obras selecionadas pelo curador Jaime Bernardo e analisada em textos dos críticos Olívio Tavares de Araújo, Adalice Araújo e Roberto Pontual.
Virtuose no desenho, Zimmermann é considerado um dos principais representantes do surrealismo paranaense, embora Roberto Pontual identifique na sua produção mais recente a passagem do surrealismo explícito, "de referências eróticas", para um realismo tão minucioso que chega a parecer "estranho, inquietante e irreal".
Tavares de Araújo, por sua vez, decompõe a obra do artista paranaense, nascido em Antonina, Litoral do Paraná, em três coordenadas: o desenho realista dos detalhes, herança do hiperrealismo; a organização regular do espaço como nas composições abstratas geométricas; e o clima "insólito" e sugestivo.
"Não é possível ver, na arte de Zimmermann seja na de ontem, seja na de agora , a que demônios pessoais ela serve de catarse. O que o seduz e o motiva não é, portanto, o grito visceral, mas sim um jogo polido e civilizado, uma arte como dosagem e controle de efeitos, como excitação da sensibilidade em seu lado mais intelectual e sofisticado, e não em sua rudeza ou em seus abismos", analisa Tavares Araújo.
Serviço: Lançamento do livro "Zimmermann O Objeto e Sua Aura". Quinta-feira (8), a partir das 19 horas. Espaço Cultural BRDE - Palacete dos Leões (Av. João Gualberto, 570) Tel.: (41) 3219-8056.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Deixe sua opinião