Teatro
Veja este e outros espetáculos no Guia Gazeta do Povo
Uma mostra de escola permitirá conhecer o texto original da comédia A Ópera do Mendigo, de John Gay. O texto, que inspirou Bertolt Brecht para A Ópera dos Três Vinténs e Chico Buarque em A Ópera do Malandro, ganhou tradução em 2007 pelo professor Caetano Galindo, da Universidade Federal do Paraná, publicada pela Editora UFPR. As quatro apresentações da peça acontecem de hoje a sexta-feira, no Teatro Cena Hum, que realiza sua 37.ª mostra de alunos (veja o serviço completo no Guia Gazeta do Povo).
A escolha da diretora e professora Maia Piva pelo original, em detrimento das versões subsequentes e mais populares, se deveu ao interesse em ir direto à fonte. "Estudamos o contexto histórico das três versões e a trama original", contou Maia à Gazeta do Povo.
O enredo lembra muito a adaptação célebre de Brecht: MacNavalha, bandido de Londres, engana duas mulheres e é perseguido pelos pais de ambas. Um é chefe de polícia, o outro, dos mendigos da cidade. Dá-se uma sequência de perseguições em que o malandro passa da liberdade à prisão e de volta às ruas numa velocidade espantosa. "A diferença desse protagonista original é que ele é mais charmoso, menos violento e brutal que na versão de Brecht", conta Maia.
Assim como na peça do diretor alemão, a música pontua momentos cruciais da trama, como o casamento de Mac com Polly. "Nessa hora, os bandidos cantam para seduzir a noiva. No final, os atores é que cantam para seduzir o público."
A linguagem usada por Galindo na tradução, conforme Maia, cai como uma luva à montagem atemporal que ela dirige. "Não tem palavras rebuscadas, e sim a linguagem de hoje."
Musical
Recentemente, a escola Cena Hum tem investido no teatro musicado os alunos têm um módulo só para fortalecer sua experiência musical.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp