Adauto Sternadt trabalha há 30 anos com pincéis, tintas e telas. Não tem educação formal nas artes. Passou longe das escolas e tutores, desenvolvendo suas aptidões por meio da prática. Acabou no ofício por uma doença, aos 16 anos, quando ficou nove meses a uma cama. Foi quando, incentivado pela mãe e um avô escultor, conheceu a pintura. Depois, não parou mais. O resultado pode ser conferido a partir de hoje, às 20 horas, na Galeria Espaço de Arte, nas 13 telas que compõem Vórtice, a primeira exposição individual de Sternadt.

CARREGANDO :)

"Sempre atuei mais por hobby. Há algum tempo entrei em contato com essa galeria. Eles gostaram do meu trabalho e propuseram que eu fizesse uma série. Fiz os quadros, eles acharam o resultado bom, e aí está a exposição", explica o artista, de 50 anos.

As 13 telas abstratas produzidas com tinta acrílica apresentam formações circulares e predominantemente monocromáticas. "Não há um tema específico, mas mais uma linha de trabalho. Acho que as formações circulares transmitem mais harmonia. Procuro fazer com que elas tenham mais profundidade e luz, e acho que consegui um uso bom dessa técnica", afirma Sternadt.

Publicidade

Na sua formação, dada por leituras, viagens, vistas às exposições e contatos com artistas, as experiências mais fortes ocorreram com as obras de Van Gogh, Monet, Daniel Senise e Salvador Dalí. Sternadt se declara admirador dos diferentes aspectos do gênio desses artistas, apesar de não se remeter ao trabalho deles em suas criações.

O artista já participou de exposições coletivas no Espaço de Arte Francis Bacon (da Ordem Rosacruz), no Centro Cultural Brasil-Espanha e Galeria Espaço 72 Design, em Curitiba. Algumas de suas obras foram selecionadas para a 1.ª Mostra Paranaense de Artes Visuais – Região Leste, aberta em agosto, em Paranaguá.

Serviço: Exposição Vórtice, de Adauto Sternadt. Galeria Espaço de Arte (R. Alberto Folloni, 1534 – Ahú), (41) 3352–5901. Hoje, às 20 horas. Entrada franca. Até o dia 30 de agosto.