Três Organizações não-governamentais curitibanas atuantes no segmento do hip-hop local e estadual resolveram unir forças para tentar realizar alguns projetos de longa data. Com a assessoria da organização nacional Movimento Hip-Hop Organizado do Brasil (MH2O), o grupo de break dance Flying Boys Crew, a Associação 4 Elementos e a Associação Cultura de Rua viram uma possibilidade de seus objetivos saírem do papel com a recente contemplação do projeto Centro de Formação do Hip-Hop Paranaense no programa Pontos de Cultura, do Ministério da Cultura (MinC). "Não tínhamos pretensão nenhuma. Foi uma surpresa para todos nós", conta Ozinete Santana, representante estadual do MH2O no Paraná.

CARREGANDO :)

O Centro de Formação do Hip-Hop, nada mais é que um espaço onde as três organizações irão desenvolver projetos culturais e sociais voltados a pessoas de 15 a 28 anos, de baixa renda e em situação de risco social. Entre as atividades, estão o desenvolvimento de um curso de formação de arte-educadores, oficinas de vídeo, a criação de uma grife junto à comercialização de seus produtos, além do acesso à informática e a geração de empregos. "Cada um expôs o seu sonho e a MH2O colocou tudo numa linguagem teórica, que a gente não domina. Nossa intenção é que cada um dê o melhor de si, para contemplar a comunidade e jovens desprotegidos, sem expectativa de um futuro melhor. Além de mostrar a nossa união, pois trabalhando em grupo a gente se fortalece", explica Edison Lino, presidente da Associação Cultura de Rua e veterano da cena hip-hop local, mais conhecido como "Kshorro Loco".

Ao todo, o programa do MinC terá duração de dois anos e meio – com início em janeiro de 2006 –, período no qual o Centro de Formação pretende trabalhar com duas turmas, de aproximadamente 30 jovens cada. Por enquanto, as três organizações correm contra o tempo para providenciar a documentação exigida pelo programa, além de procurar possíveis parceiros para o projeto. Mais informações sobre Centro de Formação do Hip-Hop Paranaense podem ser encontradas nos sites www.fbc.pt.to e www.eissocwb.blogspot.com, ou pelo e-mail forumh2pr@yahoogroups.com.br.

Publicidade