A produção audiovisual feita para a televisão, em muitos países, hoje supera o que é realizado para tela grande. Simples assim. Muitos dos melhores atores, dos roteiros mais inventivos e dos exercícios com maior experimentação de linguagem são encontrados em séries, e não em longas-metragens. O cinema, sobretudo aquele que sai da grande indústria com a missão de faturar alto nas bilheterias, se repete, e pouco surpreende.
SLIDESHOW: Saiba mais detalhes sobre as caixas de DVDs das séries Downton Abbey, Dexter e Fringe
Basta uma observação atenta às seções de seriados nas grandes megastores, como as livrarias Cultura, Saraiva e Fnac, para perceber como é grande o interesse do público de várias idades por esses programas. Mesmo exibidas pelos canais por assinatura, e com a possibilidade de serem baixadas pela internet por meio dos sites de compartilhamento, as caixas com as temporadas dos seriados atraem enorme interesse.
Desde julho, três títulos bastante populares tiveram levas recentes de episódios lançadas no Brasil: Downton Abbey (3.ª temporada), Dexter (6.ª) e Fringe (5.ª e última).
Tragédias
Êxito mundial de audiência e de crítica, Downton Abbey demorou um pouco para "pegar" no Brasil. Foi apenas quando começou a ser exibida desde o início pelo canal pago GNT (antes estava na grade de programação do Globosat HD), que a série conquistou uma audiência mais ampla.
Criada pelo roteirista Julian Followes, vencedor do Oscar por Assassinato em Gosford Park (de Robert Altman), Downton Abbey é um retrato bastante clínico, porém emocionante, das complexas relações entre os donos aristocratas e os empregados de uma vasta propriedade no norte da Inglaterra nas primeiras décadas do século 20.
Às vésperas da estreia da quarta temporada no Hemisfério Norte, a terceira já está disponível tanto em uma edição separada quanto em uma caixa com as três já lançadas no mercado nacional.
A terceira fornada de episódios, que se passa em 1920, tem um início feliz, com o casamento de Mary (Michelle Dockery), filha do duque de Grantham (Hugh Bonneville), com seu primo, Matthew (Dan Stevens), que por conta de ser o único descendente masculino da família, é o legítimo herdeiro de Downton Abbey, que dá título à série. A felicidade, contudo, dura pouco, atropelada por uma sucessão de tragédias.
A primeira é a morte no parto da filha mais nova dos Crawley, Sybil (Jessica Brown Findlay), que na segunda temporada quebrou paradigmas, casando-se com o motorista da família, o irlandês Tom Branson (Allen Leech). A última dessas desgraças tira de cena Matthew, mas sobre as circunstâncias em torno dela é bom não falar muito, para não estragar surpresas. A temporada ainda conta com a participação da veterana Shirley McLaine, que vive o papel da mãe norte-americana de Lady Cora Crawley (Elizabeth McGovern), esposa do duque.
Apocalipse
Embora já esteja na oitava (e derradeira) temporada nos Estados Unidos, Dexter só teve sua sexta caixa lançada por aqui no último mês.
O serial killer justiceiro Dexter Morgan (Michael C. Hall) agora se vê às voltas do professor de Teologia James Gellar (Edward James Olmos) e de seu pupilo Travis Marshall (Colin Hanks, filho de Tom Hanks), que elaboram uma série de assassinatos, evocando o imagens bíblicas inspiradas pelo livro "Apocalipse", do Velho Testamento. Enquanto isso, a irmã de Dexter, Debra (Jennifer Carpenter) é promovida à posição de comando da seção de investigação de homicídios de Miami, e descobre que pode ser apaixonada pelo irmão adotivo.
Invasão extraterrestre
Criada por J. J. Abrams, responsável pela série Lost e pela ressurreição no cinema das franquias Star Trek e (talvez) Star Wars, a inventiva Fringe terminou com a quinta temporada, que acaba de ser lançada no Brasil em DVD. Nesse desfecho, a agente Olivia Dunham (Anna Torv), da divisão de casos sobrenaturais do FBI, agora finalmente reunida com seu grande amor, Peter (Joshua Jackson) e o pai dele, o cientista Walter Bishop (John Noble), estão no futuro, tentando combater os Observadores, extraterrestres que invadiram a Terra e subjugaram seus habitantes. Nessa instância temporal, reencontram a filha, Henrietta, já adulta e integrante da resistência aos alienígenas.
Deixe sua opinião