A Galeria Casa da Imagem inaugura hoje a exposição Pintura e Desenho do artista plástico paranaense Tony Camargo. A exposição é uma seleção de obras inéditas, realizadas pelo artista nos últimos três anos. Para o galerista Marco Melo, a mostra apresenta uma "ordem incongruente" ao mesclar diferentes elementos pictóricos, figurativos e até escultóricos. Poderá ser visitada até o dia 18 de fevereiro de 2006.
"Toda a pintura dele, quando você olha, parece haver uma ordem, mas quando repara, há também uma incongruência", afirma Melo. As pinturas de Camargo apresentam formas como círculos e quadrados em superfícies monocromáticas, mas que estão dispostas em suportes espessos, o que para Melo cria uma afeição escultórica. O próprio artista, que já realizou esculturas, objetos, fotografias, vídeos, pinturas e desenhos, foi responsável pela manufatura de suas tintas e pelas formas peculiares de alguns de seus suportes.
Os próprios elementos geométricos têm conotação puramente abstrata e plana, ao mesmo tempo em que simulam profundidade. É a construção que faz com que quadrados desenhados em uma superfície plana também pareçam janelas, ou que um círculo crie profundidade e signifique uma esfera, ou uma linha formada por duas cores simbolize paisagem. "Eu estou tendo um raciocínio de paisagem para uma pintura que praticamente anula a referência figurativa, um referência que ela só vai ter quando eu titulo, chamando-a de paisagem", afirma Camargo.
O artista conta que a preparação e o estudo das proporções e formas foi feito por computador. "Tenho milhares de projetos nessa mesma linha", conta. Uma vez com os elementos trabalhados na tela do computador, Camargo inicia a pintura. "Esse é um novo processo, é outra coisa, apesar de partir desse estudo virtual", continua. Os desenhos, realizados com nanquim colorido, também mostram as diferentes maneiras com que figuras se comportam no espaço em branco, estabelecendo referências, segundo Camargo.
"Eu quero que a exposição seja harmoniosa e que os incômodos que ela crie sejam os incômodos que satisfaçam", revela Camargo. O paranaense, nascido em Paula Freitas, sul do estado, participou recentemente das coletivas Trama Espiritual da Arte Brasileira, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, e Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. Seus trabalhos também foram selecionados para a Panorama da Arte Brasileira (Museu de Arte Moderna de São Paulo). No próximo ano, ele começa a trabalhar em um projeto do Rumos Visuais, promovido pelo Instituto Cultural Itaú.
Serviço: Pintura e Desenho, de Tony Camargo. Galeria Casa da Imagem (R. Dr. Faivre, 591 Centro), (41) 33624455. Abertura hoje, às 10 horas. De segunda a sexta-feira, das 10h30 às 12 horas, e das 14 às 19 horas. Até o dia 18 de fevereiro de 2006.
Deixe sua opinião