Mais de 400 livros serão doados nesta sexta-feira (02) pela Academia Paranaense de Letras para bibliotecas das unidades penais de todo o Estado.
A doação serve para incentivar o projeto “Remição de Pena pela Leitura” do Departamento de Execução Penal do Paraná (Depen).
No projeto, todos os internos presos alfabetizados das unidades penais do Paraná podem reduzir quatro dias da pena total com a leitura de um livro por mês, após produzir uma resenha corrigida por professores da Secretaria de Estado da Educação.O Paraná é pioneiro no projeto, implantado nem 2014 e que foi inspirado na Calábria, região sul da Itália, em 2014.
A entrega simbólica dos livros será realizada, às 10 horas, pela presidente da Academia Paranaense de Letras, Chloris Casagrande Justen, ao diretor do Depen, Luiz Alberto Cartaxo Moura, durante a 34.ª Semana Literária Sesc e 13ª Feira do Livro Editora Universidade Federal do Paraná (UFPR), que acontece na Praça Santos Andrade, em Curitiba.
A campanha para doação de livros aos detentos do sistema penitenciário é permanente e quem quiser colaborar pode entregar diretamente nas unidades prisionais ou, ainda, na sede da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária (Rua Deputado Mario de Barros, 1.290 4º andar).
Podem ser doados livros de literatura brasileira e estrangeira, de aventura, romance e outros gêneros, com exceção de livros didáticos, enciclopédias e revistas.
Direita vê ação contra militares como “cortina de fumaça”; governistas associam caso a Bolsonaro
O que diz o relatório da PF que levou à prisão de militares por plano de morte de Lula e Moraes
PF diz que Braga Netto foi peça-chave em suposto plano de golpe de Estado
Quem são os secretários escolhidos por Trump para compor o governo dos EUA a partir de 2025
Deixe sua opinião