Confusão na divulgação das notas do grupo especial
Uma confusão marcou a apuração do resultado do grupo especial do carnaval de Curitiba. Integrantes da escola Embaixadores da Alegria não concordaram com as notas atribuídas pelos jurados no quesito samba-enredo - 8 e 8,5.
Houve empurra-empurra e alguns membros da escola tentavam invadir o espaço onde ocorre a apuração. A divulgação das notas foi suspensa por 30 minutos, entre 16h50 e 17h20.
- Matimbanda leva milhares de foliões para a orla de Matinhos
- Blocos folclóricos animam a segunda noite de Carnaval em Antonina
- Zombie Walk: mortos-vivos dominam Curitiba
- Unidos do Bairro Alto é campeã do grupo B e desfilará na divisão especial em 2013
- Confusão marca a apuração do resultado do grupo especial
As escolas de samba Acadêmicos da Realeza e Mocidade Azul sagraram-se as grandes campeãs do grupo especial do carnaval de Curitiba de 2012. A divulgação das notas foi marcada por confusão e chegou a ser suspensa por 30 minutos na tarde deste domingo (19). Integrantes da escola Embaixadores da Alegria não concordaram com as notas atribuídas pelos jurados no quesito samba-enredo - 8 e 8,5.
Até o fim, a apuração foi marcada por muita emoção. As escolas Acadêmicos da Realeza e Mocidade Azul terminaram empatadas, com 163 pontos, e a organização do carnaval de Curitiba decidiu, por volta das 18h30, que as duas deveriam ficar com o título. Minutos antes, chegou-se a cogitar a possibilidade de se estabelecer um critério para o desempate, o que não ocorreu.
FOTOS: Confira as imagens do carnaval de Curitiba
O enredo da Acadêmicos da Realeza foi "No samba da Realeza o sabor da sedução", falando do chocolate. A Mocidade Azul contou a história da própria escola na avenida, com o enredo "Azul a cor do céu, a cor do mar, há 40 anos a cor do meu lar".
A campeã de 2011 também havia sido a Mocidade Azul.
Além da confusão por causa da notas de samba-enredo, houve problemas também no critério enredo. Um dos jurados não justificou as notas e elas foram anuladas (para todas as agremiações).
O mesmo ocorreu com um jurado do quesito alegorias e adereços e outro de harmonia. As duas notas foram anuladas porque havia rasuras nas planilhas.
Cinco escolas desfilaram no grupo A, pela Avenida Cândido de Abreu, na noite de sábado (18) e na madrugada de domingo (19).
A nota mais baixa desse ano foi a da agremiação Internautas, que fez 148,5 pontos. Mesmo assim, a escola não será rebaixada. A queda para o grupo B ocorreria apenas em caso de descumprido das regras ou se a agremiação tivesse obtido nota menor que sete. O carnaval curitibano terá seis escolas no grupo A em 2013.
No grupo de acesso, a agremiação Unidos do Bairro Alto venceu a disputa e integrará o grupo de especial no próximo ano. A escola somou 150,5 pontos.
Os quesitos julgados foram bateria, samba-enredo, mestre-sala e porta-bandeira, comissão de frente, enredo, fantasia, alegorias e adereços, harmonia, conjunto e baianas. Vinte jurados foram responsáveis por atribuir as notas às escolas cada quesito teve dois avaliadores.
Desfile reúne 20 mil pessoas no Centro Cívico
Aproximadamente 20 mil pessoas acompanharam o desfile de carnaval das escolas de samba de Curitiba, na Avenida Cândido de Abreu, ontem (18) à noite. O desfile das escolas do grupo A começou às 22h30 e acabou por volta de 3h30 da manhã. Cinco escolas se apresentaram e encantaram a plateia.
A primeira a entrar na avenida foi a escola Os Internautas, em seu primeiro ano no Grupo Especial. Já na entrada, princesas que se transformavam em bruxas traziam o tom das histórias de criança celebradas pelo tema Brincadeiras de Infância. O ponto alto da apresentação foi um grupo de jovens que fizeram diversas acrobacias, como piruetas e saltos, e chamaram a atenção do público.
Às 23h30 foi a vez da Leões da Mocidade fazer sua apresentação na passarela. O enredo "Vem dançar comigo" trouxe as mais diferentes danças à avenida. O momento que mais animou os espectadores foi algumas danças com guarda-chuvas, que lembravam o frevo.
Falando sobre sedução e chocolate, a Acadêmicos da Realeza fez sua aparição na avenida às 00h30. Grande campeã desde que o Carnaval chegou a Cândido de Abreu foi tricampeã em 2008, 2009 e 2010 --, chamou à atenção com a sua bateria e com uma passista em cima de pernas de pau. Mas a pequena Katherine Peretti, de 7 anos, foi o destaque da escola. Sem parar um minuto, a menina mostrou que tem samba no pé. "O que eu mais gosto no carnaval é dançar e sambar", contou.
A segunda colocada do ano passado, Embaixadores da Alegria, fez uma homenagem ao próprio Carnaval curitibano. Mostrando as origens da festa na capital, trouxe nomes como Ismael Cordeiro, o Maé da Cuíca, fundador da primeira escola de samba de Curitiba, para a avenida. Além disso, fez uma homenagem ao jornalista e crítico musical Aramis Millarch.
A grande vencedora do Carnaval de 2011 chegou fazendo o que prometia o seu samba enredo: colorindo a passarela de azul. Uma das mais tradicionais escolas da cidade, a Mocidade Azul comemorou os seus 40 anos em plena avenida com todos os seus integrantes usando as cores da escola. A fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns que morreu em 2010 também foi homenageada e parte da sua família pode ser vista nas arquibancadas torcendo pela escola. O vice-governador e sobrinho de Zilda, Flávio Arns, também estava presente.
Após denúncia ao STF, aliados de Bolsonaro ampliam mobilização por anistia no Congresso
Bolsonaro tinha esperança de fraude nas urnas, diz Cid na delação; veja vídeo na íntegra
Bolsonaro aposta em Trump para uma “virada de jogo” no Brasil; acompanhe o Sem Rodeios
Motor dá sinal de fervura, mas o presidente quer acelerar
Deixe sua opinião