Earnest, do original de Oscar Wilde (1854-1900) The Importance of Being Earnest, ganha um novo significado e é rebatizado como Perfeito ao ser transportado da Inglaterra vitoriana para o Rio de Janeiro do século 21 na adaptação A Importância de Ser Perfeito, de Leandro Soares, que estreou nesta sexta-feira (4), no Centro de Eventos Fiep, com direção de Daniel Herz.
Confira a programação do Festival de Teatro.
A comédia conta a história de José Dourado, um herdeiro e acionista das telecomunicações que usa como segunda identidade o nome de Perfeito Dourado. O artifício acaba sendo pivô de uma confusão envolvendo pessoas da alta sociedade do Rio de Janeiro.
As críticas de Wilde ganham atualizações para os tempos de culto à imagem e narcisismo digital na adaptação de Soares, que está em cena como Agenor Nabuco. Elas se mostram ajustadas e ainda contundentes, especialmente quando toca nas tensões sociais e criticam instituições como o casamento, embora sua acidez acabe um tanto ofuscada em momentos de maior exagero resultantes da opção por escalar homens para personagens femininas caricatas.
A escolha se fundamenta em um ensaio da americana Camille Paglia sobre a androginia dos personagens do texto de Wilde, que relaciona os homens com posturas passivas enquanto transfere a conduta agressiva às mulheres. A ideia promove atuações talentosas e perspicazes, que fazem rir, mas que também incomodam quando abusam de alguns recursos já gastos deste tipo de humor.
A Importância de Ser Perfeito, no entanto, não falha em divertir com inteligência e ideias interessantes, como a dos prelúdios musicais de cada ato apresentados por trás de uma tela translúcida no fundo do cenário, composto de maneira simples. Vale destacar o figurino de Thanara Schonardie, que levou o Prêmio Shell de Teatro no Rio de Janeiro.
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana
Deixe sua opinião