A cantora britânica de Soul Adele e a extravagante artista pop norte-americana Lady Gaga ajudaram o setor fonográfico dos Estados Unidos a registrar uma modesta recuperação após uma década de declínio.
Segundo dados divulgados na quarta-feira pela empresa Nielsen SoundScan, a venda total de álbuns subiu 3,6 por cento no primeiro semestre, chegando a 221,5 milhões de unidades, na primeira alta desde 2004.
Se mantida até o final de 2011, essa seria apenas a segunda alta anual em 11 anos.
Na verdade, o ano começou muito ruim para o setor, com o total semanal de vendas alcançando vários recordes negativos. Mas Adele e Lady Gaga restauraram parte da esperança para as gravadoras, abaladas pela pirataria, pela diminuição no número de selos e pela recessão econômica.
Adele vendeu 2,5 milhões de cópias do seu segundo álbum, "21", nas 19 semanas desde o seu lançamento. O trabalho passou dez semanas não-consecutivas na liderança, e nunca caiu abaixo do terceiro lugar.
"21" supera com folga o segundo álbum de Gaga, "Born This Way", que vendeu 1,5 milhão -- mas que tem a seu favor o fato de ter saído há apenas seis semanas. O detalhe é que as vendas do trabalho de Gaga despencaram depois da primeira semana, quando foram vendidas 1,1 milhão de cópias ao preço promocional de 0,99 dólar na Amazon.com.
"Born This Way" apareceu em 12o lugar na última parada semanal; "21" está em segundo.
O sucesso de Adele foi impulsionado por seu sucesso "Rolling in the Deep", faixa digital mais vendida até agora no ano, com 4,1 milhões de downloads.
A faixa-título do álbum de Lady Gaga aparece em terceiro lugar, com 2,9 milhões de downloads, logo atrás da divertida "E.T.", de Katy Perry, com 3 milhões.
Enquanto Lady Gaga e seu colorido figurino são onipresentes no marketing musical, Adele adota uma postura relativamente discreta para divulgar seu álbum confessional.
Por causa de problemas na garganta, ela recentemente adiou os nove shows que restavam na sua turnê pela América do Norte, sempre em lugares de porte médio, e com lotação esgotada.
O sucesso de "21" repete a estreia de Adele em 2008, com o álbum "19", que lhe rendeu dois Grammys, inclusive de melhor artista revelação. Aquele disco ainda vendeu 341 mil cópias neste ano, liderando a categoria "catálogo", ou seja, de trabalhos lançados há mais de 18 meses. Até agora, "19" emplacou 1,2 milhão de cópias.
Em terceiro lugar na lista dos artistas mais vendidos neste ano aparece outra atração do soul britânico, a banda Mumford & Sons, com 982 mil cópias de "Sigh No More", lançado em 2009.
As chamativas apresentações do grupo no Grammy e no festival Coachella contribuíram para esse resultado. O disco já acumula 1,6 milhão de cópias vendidas.
Mais de 40 anos depois do seu rompimento, os Beatles conseguiram liderar pelo menos uma categoria na lista da Nielsen -- a de lançamento mais vendido em vinil, a reedição de "Abbey Road" (1969), que vendeu 20.200 discos.
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