O cineasta britânico Ken Loach, vencedor da Palma de Ouro 2006 por The Wind that Shakes the Barley, faz justiça a sua reputação de diretor sério e politizado com Apenas um Beijo, filme que estréia hoje no Cine Novo Batel, em Curitiba. A trama, que lida com a temática do amor e do preconceito na comunidade racialmente dividida de Glasgow, rejeita a vilanização de alguns personagens frente à virtude de outros, procurando escapar do maniqueísmo que costuma povoar nove entre dez produções de Hollywood.
O estreante Atta Yaqub encabeça o elenco da produção como um paquistanês de segunda geração que vive na cidade escocesa. O jovem ator foi festejado pela crítica, quando do lançamento da produção, com uma presença cênica classificada pela imprensa britânica e norte-americana como "sexy e magnética". Ele faz o papel de Casim, que vive uma espécie de vida dupla mesmo antes de conhecer Roisin (Eva Birthistle), "a mocinha branca" da história. Casim fala punjabi em casa e já concordou com um casamento de conveniência com sua prima.
Longe de casa, porém, ele fala inglês com um forte sotaque escocês, trabalha como DJ em um famoso clube noturno e sonha em ter seu próprio clube. Ele e seu amigo Hammid (Shy Ramsan) até já escolheram o local ideal. É aí que ele conhece Roisin, uma professora de música irlandesa e católica. Eles se apaixonam, ignorando os problemas que tal relacionamento pode provocar.
Quando Casim decide dizer a seus pais que não vai mais se casar com a prima, ele sai de casa e vai morar com Roisin. O resto do filme mostra os confrontos emocionais entre o casal e a família de Casim.
A irmã mais velha (Ghizala Avan), que perdeu o noivo por causa do escândalo, implora a Roisin que deixe o seu irmão. A mãe de Casim e seu pai (Shamshad Akhtar e Ahmad Riaz) exigem que o filho não traga mais vergonha para sua família. Ao mesmo tempo, ele não apóia o desejo de sua irmã caçula de freqüentar a Universidade de Edimburgo, e, por isso, é taxado pela jovem de hipócrita.
As conseqüências da decisão do casal em permanecer juntos ultrapassam as barreiras familiares. Graças a um padre fanático (Gerard Kelly), Roisin é ameaçada de perder o emprego na escola católica se continuar vivendo com um muçulmano.
Por retratar de forma realista conflitos bastante contemporâneos em um mundo ao mesmo tempo globalizado, mas ainda mergulhado em preconceitos, Loach faz mais uma obra relevante.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Deixe sua opinião