• Carregando...

Los Angeles – Cidadão Kane (1941 – foto), do diretor Orson Welles, foi apontado mais uma vez pelos críticos como o melhor filme da história, informou o American Film Institute, (AFI), que divulgou uma lista para comemorar os 10 anos da publicação da primeira relação de cem melhores longas-metragens do cinema, publicada em 1997.

A história do magnata da imprensa Charles Foster Kane – escrita, dirigida e produzida por Welles aos 25 anos – superou na lista os também clássicos O Poderoso Chefão (1972), de Francis Ford Coppola, e outro clásico em preto e branco, Casablanca (1940).

A lista publicada pelo American Film Institute sobre os cem melhores filmes de todos os tempos foi elaborada por um júri composto por 1.500 artistas, críticos e historiadores. Cidadão Kane já havia encabeçado a classificação em 1997.

As novidades entre os dez primeiros colocados são o drama sobre boxe de Martin Scorsese Touro Indomável, em quarto lugar, e Um Corpo Que Cai, de Alfred Hitchock, na nona colocação.

Os filmes que completam os 10 primeiros lugares são Cantando na Chuva (quinto), E o Vento Levou (sexto), Lawrence da Arábia (sétimo), A Lista de Schindler (oitavo) e O Mágico de Oz (décimo).

Filmes produzidos depois da divulgação da primeira lista há 10 anos entraram na relação de 2007, como O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel, de Peter Jackson.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]