Agosto chega e com ele uma boa dose de atrações culturais, pelo menos no roteiro da capital paranaense. Ainda não sabemos tudo que vai acontecer mas alguns shows e peças já estão confirmados para serem apresentados em Curitiba. Vale conferir o que vem por aí e escolher o que melhor se encaixa para sua diversão, afinal são estilos e propostas bem variadas:
Teatro
O ator Antônio Fagundes e mais cinco atrizes apresentam "As mulheres de minha vida", no próximo sábado (5) e domingo (6), no Guairão. A montagem do texto de Neil Simon, com direção de Daniel Filho, é uma comédia romântica que faz uma leitura reflexiva sobre o pensamento masculino. Porém, os interessados devem se apressar pois os ingressos estão praticamente esgotados.
A companhia de dança norte-americana David Parsons Dance Company faz única apresentação, no Teatro Guaíra, no próximo dia 8.
A atriz Lília Cabral, atualmente no elenco da novela "Páginas da Vida", apresenta a peça "Divã", nos dias 12 e 13 de agosto, no Guairinha. A montagem, que ainda tem no elenco Alexandra Richter e Marcelo Valle, é baseada no livro de Martha Medeiros e conta a história de uma mulher estabilizada que resolve procurar um analista.
A peça "A Senhora Macbeth" é atração no fim do mês, nos dias 25, 26 e 27, no Teatro HSBC. Com Marília Gabriela no papel central e direção de Antônio Abujamra, a montagem é baseada no texto da escritora argentina Griselda Gambaro, uma versão livre para a clássica obra shakespeariana. Shows
Nesta primeira semana de agosto, Curitiba recebe o grupo Cascabulho, para um show no Espaço Calamengau, na sexta-feira (4). O Cascabulho, natural do município de Carpina, Zona da Mata pernambucana, tem no currículo apresentações na Europa e Estados Unidos. É reconhecido pela mistura de ritmos explorando em sua música a cultura pop, unida ao jazz e a regionalidade do som dos pífanos com a força dos tambores dos maracatus.
No domingo (6) Marky Ramone traz seu som mais pesado ao show especial Ramonesfest, em homenagem à lengendária banda de punk rock nova-iorquina. O ex-baterista da banda, Marky Ramone, vai interpretar os clássicos do grupo ao lado das bandas The Queers (EUA) e Tequila Baby, no palco do Curitiba Master Hall (CMH).
Na segunda semana do mês, na sexta-feira (11), Seu Jorge sobe ao palco do mais tradicional teatro da capital para apresentar seu suingue. O show destila samba-funk-rock-reggae da melhor qualidade. Ele se apresenta acompanhado de banda.
O quarteto vocal Os Cariocas, um dos pioneiros da bossa nova, apresenta o show "60 anos de Bossa" também no próximo dia 11, no Teatro Sesc da Esquina. Formado no Rio de Janeiro em 1942, o grupo é considerado um marco na Música Popular Brasileira desde quando seu estilo trouxe uma nova perspectiva para os grupos vocais. No mesmo dia o grupo baiano Jamil e Uma Noites esquenta o mês com sua axé music no CMH.
O grupo Roupa Nova faz um show fechado para sócios do Clube Curitibano, no sábado (12). Sucessos não faltam ao repertório do grupo que já teve canções em abertura de novelas da Rede Globo. Também no dia 12, tem show com Racionais M´Cs, no CMH. Um dos principais grupos de rap e hip hop brasileiro, as letras das músicas falam da opressão às populações marginalizadas nas grandes metrópoles brasileiras.
A banda gaúcha Nenhum de Nós comemora um ano de lançamento do 11.º álbum, chamado "Pequeno Universo", com show no Teatro da Reitoria. Nos dias 16 (quarta-feira) e 17 (quinta-feira) de agosto, o público curitibano poderá conferir ao vivo as canções "Dança do Tempo", "Feedback", "Cada Lugar" e o sucesso atual da banda "Igual a Você".
Na sexta-feira (18) está marcada uma sessão de autógrafos com o grupo de heavy metal Sepultura, no Fórum da Fnac, e a SepultFest com show da banda, agora sem os irmãos Cavalera, mais os grupos Massacration e Korzus, no CMH.
Os ingressos estão à venda. Para acompanhar as atrações culturais veja o roteiro de shows e teatros
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas