Um álbum com material inédito da cantora soul britânica Amy Winehouse será lançado no próximo dia 5 de dezembro, meses após a morte da artista, confirmou sua gravadora, Island Records, nesta segunda-feira.
"Lioness: Hidden Treasures" contém músicas inéditas, versões de clássicos, e novas composições de Amy. O álbum "é um tributo à artista, ao talento e à mulher, e servirá para lembrar seu poder extraordinário como compositora, cantora e intérprete de clássicos", diz um comunicado divulgado pela gravadora.
Segundo o tablóide "The Sun", o álbum inclui uma música gravada por Amy quando ela era dependente de heroína, além de uma faixa que documenta seu relacionamento conturbado com o ex-marido.
O jornal informou que uma libra arrecadada com a venda de cada cópia será destinada à Fundação Amy Winehouse, que apoia jovens vulneráveis na Grã-Bretanha e no exterior.
A Island Records, que lançou o álbum de estreia de Amy, "Frank", e o vencedor do Grammy em 2006 "Back to Black", informou que Lioness será produzido por amigos da cantora, e pelos colaboradores Mark Ronson e Salaam Remi. Ele foi criado em associação com a família de Amy. O pai da cantora, Mitch, disse ao The Sun que o álbum está dentro dos padrões de sua filha. "Caso contrário, nunca concordaríamos em lançá-lo. Acreditamos que ele será um tributo ao legado musical de Amy (...) Nunca percebi o verdadeiro gênio que ela era... fiquei sem fôlego."
Algumas faixas do álbum foram gravadas em 2002, antes de a cantora iniciar sua luta pública contra o álcool e as drogas. O lançamento também inclui a última música gravada por Amy, "Body and Soul", um dueto com o cantor Tony Bennett. A dupla gravou o cover da canção de 1930 no estúdio Abbey Road, de Londres, em março.
Após a morte de Amy, Back to Black se tornou o álbum mais vendido na Grã-Bretanha no século XXI.