Foto de arquivo da banda The Beatles| Foto: Divulgação

Menos de 24 depois de ter todo seu catálogo comercializado pelo sistema de download de músicas digitais iTunes, da Apple, os Beatles já dominam o top 20 de mais vendidos da maior loja varejista do mundo no gênero.

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Nada menos do que sete dos 13 álbuns oficiais do conjunto figuram no ranking junto de artistas contemporâneos como as cantoras Rihanna e Taylor Swift — os discos mais bem posicionados dos Fab Four são os clássicos "Abbey road", em 7º; "White album", em 9º; e "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", em 10º.

As canções estão à venda separadamente no iTunes por US$ 1,29 cada, os álbuns a US$ 12,99, e os álbuns duplos a US$ 19,99. Já a coleção completa, que inclui um arquivo em vídeo com a íntegra da primeira apresentação da banda em solo norte-americano, sai por US$ 150.

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"Estou particularmente feliz que não me perguntarão mais quando os Beatles entrarão no iTunes", disse Ringo Starr em comunicado. "Finalmente, se você quiser, pode tê-los".

O acordo foi fechado depois de anos de negociação entre o fundador da Apple, Steve Jobs, a empresa que administra os Beatles, a Apple Corps, e a gravadora da banda, a EMI Group.

Desencontro

As negociações foram frustradas anteriormente por preocupações das pessoas que protegem o legado dos Beatles, incluindo receios de que o valioso catálogo de canções perderia o valor ao ser vendido como músicas individuais ou aumentando o potencial de pirataria digital.

A disponibilidade dos álbuns de sucesso como 'Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band', 'Revolver' e 'Abbey Road' devem impulsionar as vendas de música digital nesse trimestre, enquanto fãs baixam as músicas para encher seus iPods e outros aparelhos de mídia.

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O primeiro indício de um possível acordo surgiu em 2007, depois que a Apple resolveu uma disputa de décadas pela marca da empresa dos próprios Beatles, a Apple Corps.

Mas Yoko Ono, viúva de John Lennon; Olivia Harrison, viúva de George Harrison; e dois Beatles que ainda estão vivos, Paul McCartney e Starr, tiveram desacordos entre eles sobre se permitiriam que a música fosse disponibilizada em formato digital.