Autoridades da alfândega francesa apreenderam uma coleção valiosa de objetos de arte e ferramentas antigas do Mali. Alguns dos objetos podem ter até 1 milhão de anos de idade.
Os objetos, que vieram rotulados como artesanato, chegaram a Paris num avião de carga, vindos de Bamako. Seu destino era Los Angeles, onde é possível que compradores particulares os estivessem aguardando, disse na quarta-feira a porta-voz da alfândega, Sophie Hocquerelle.
Acredita-se que a coleção de 601 ferramentas e machadinhas de pedra, além de 68 braceletes e colares, seja originária de uma região na extremidade do deserto do Saara, em Mali, na África ocidental.
"São peças raras, específicas da região periférica do Saara", disse Hocquerelle.
A maioria dos artefatos é do período neolítico, de alguns milhares de anos atrás, mas alguns datam da era acheulense e podem ter entre 200 mil e 1 milhão de anos de idade, disse ela.
Um perito do Museu de História Natural da França realizou o processo de datação dos objetos, mas não foi feita nenhuma estimativa formal de seu valor, e ainda não está claro o que vai acontecer com a coleção.
Os objetos foram apreendidos no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, em 19 de janeiro.
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Alexandre de Moraes cita a si mesmo 44 vezes em operação que mira Bolsonaro; assista ao Entrelinhas
Policial federal preso diz que foi cooptado por agente da cúpula da Abin para espionar Lula
Rússia lança pela 1ª vez míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia
Deixe sua opinião