A lucrativa temporada do verão no cinema norte-americano chegou ao fim sem brilho nesta segunda-feira. Apesar de a arrecadação das bilheterias ter atingido novo recorde, o número de ingressos vendidos caiu para o nível mais baixo em três anos.
O feriado americano do Dia do Trabalho, que marca o fim tradicional da temporada de verão, teve como líder de bilheteria a comédia "Trovão Tropical". A sátira de Hollywood dirigida por Ben Stiller vendeu estimados 14,3 milhões de dólares nos quatro dias do feriadão. É a menor arrecadação de um filme líder de bilheteria nesse feriadão desde 2004, quando a saga de artes marciais "Herói" estreou com 11,5 milhões.
Dirigida e estrelada por Ben Stiller e tendo também Robert Downey Jr no elenco, "Trovão Tropical" já vendeu 86,6 milhões de dólares até agora.
Quatro lançamentos passaram quase despercebidos no fim de semana, incluindo a ficção científica "Missão Babilônia", com Vin Diesel (2o lugar, 12 milhões de dólares).
O quadro geral do verão não foi muito animador. O aumento médio de 4 por cento nos preços dos ingressos nos EUA, chegando a 7,16 dólares, evitou resultados decepcionantes para a indústria cinematográfica.
De acordo com a Media By Numbers, as vendas estimadas tiveram um aumento ínfimo de 0,43 por cento em relação ao recorde do ano passado, chegando a 4,2 bilhões de dólares, e o número de ingressos vendidos caiu 3,5 por cento, passando para 586,9 milhões.
Tudo isso apesar do sucesso enorme de "Batman - O Cavaleiro das Trevas", que já arrecadou quase 505 milhões de dólares nos EUA e Canadá e já é o segundo filme mais bem sucedido da história, perdendo apenas para "Titanic" (sem levar em conta a inflação).
A temporada de verão dura 18 semanas e geralmente é responsável por 40 por cento das vendas anuais de ingressos. Os estúdios aproveitam as férias escolares para lançar sagas de super-heróis e sequências feitas com orçamentos grandes para tentar conquistar o público mais visado por Hollywood: o masculino adolescente e jovem.
O verão começou bem, com "Homem de Ferro" e "Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal", ambos os quais venderam mais de 300 milhões de dólares. Mas as vendas globais vêm caindo há seis semanas consecutivas.
De acordo com Paul Dergarabedian, presidente da Media By Numbers, as Olimpíadas e o medo da recessão, sem falar no furacão Gustav e as convenções políticas, prejudicaram as vendas de ingressos nos EUA.
"As pessoas estão ficando mais seletivas", explicou. "Ninguém deixa de assistir aos filmes maiores, mas, no caso dos menores, as pessoas tendem a esperar para vê-los em DVD."
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Deixe sua opinião