De olho no crescimento da receita das grandes gravadoras com a venda de música digital, a Warner Music Brasil lançou, há uma semana, sua loja virtual (www.warner.imusica.com.br), tornando-se a primeira multinacional a disponibilizar seu acervo para download legalizado na América Latina. Até então, o mercado brasileiro contava apenas com duas lojas virtuais de música UOL Megastore e iMusica, sendo que esta última já oferecia aos internautas parte do acervo da Warner.
Ao todo, o site da Warner oferece inicialmente 85 mil faixas de artistas nacionais e internacionais pertencentes ao elenco da gravadora. O sistema de compra é semelhante ao das outras lojas já operantes: o usuário compra uma determinada quantia de créditos (pagos através de cartão de crédito ou boleto bancário) e escolhe quais canções ou álbuns deseja baixar. Cada canção custa R$ 2,49, preço também semelhante ao aplicado pelas demais lojas virtuais no iMusica, o preço varia de R$ 0,99 a R$ 2,99, enquanto que no UOL, as canções têm valor inicial de R$ 2,90.
Ou seja, apesar de contar com um acervo de qualidade e variedade a loja da Warner trabalha com grandes selos internacionais como Atlantic, Elektra, London Records, Reprise, Rhino, Sire, Tommy Boy, entre outros o serviço ainda não oferece grandes vantagens ao consumidor de música no formato físico. A reportagem do Caderno G constatou que a compra de todas as músicas presentes em um determinado álbum, por exemplo, na maioria dos casos, acaba saindo mais caro que a compra do CD do mesmo artista. O álbum Segundo, da cantora Maria Rita, por exemplo, é encontrado no site Submarino por R$ 21,50, enquanto que no site da Warner, baixar todas as suas canções (sem capa ou encarte) custa R$ 24,90. O mesmo acontece com o mais recente álbum da banda californiana Red Hot Chilli Peppers, o duplo Stadium Arcadium. Para comprar suas 29 canções, o usuário do site da Warner desembolsa o equivalente a R$ 69,72, enquanto que, em lojas virtuais, como a Americanas.com, o CD sai por R$ 36,90.
Porém, com tempo e paciência, é possível encontrar certas "pechinchas". O álbum Live in Texas, da banda Linkin Park, cuja canção "Faint" está em primeiro lugar na lista das mais baixadas na loja da Warner, pode ser comprado por R$ 24,90, enquanto que nas lojas normais é encontrado por R$ 45, em formato CD+DVD. O mais novo álbum de Madonna, Confessions on a Dance Floor, também sai mais barato quando comprado na loja de música virtual: R$ 24,90 contra R$ 28,50 nas lojas comuns. Cabe ao usuário decidir o que vale mais a pena.
Deixe sua opinião