• Carregando...

Provavelmente não é coincidência que em meio a uma seleção desanimadora e angustiante de filmes no festival de cinema de Berlim este ano, a suave história de Robert Altman sobre um programa de rádio seja uma das favoritas para o principal prêmio do evento, o Urso de Ouro.

Os críticos, bombardeados com imagens de estupro, crianças natimortas, assassinatos e suic!dio, receberam de braços abertos "A prairie home companion", que segundo a atriz Meryl Streep lembra uma época mais inocente nos Estados Unidos.

Empatando com Altman na preferência da crítica está "The road to Guantanamo", de Michael Winterbottom, uma visão dura sobre a base americana na baía de Guantánamo, onde supostos terroristas estão detidos.

A revista "Variety" descreveu o filme como o momento Michael Moore do festival, lembrando como "Farenheit 11 de setembro", o polêmico documentário de Moore sobre o governo Bush, ganhou a Palma de Ouro em Cannes em 2004.

Não dá para saber se um dos dois filmes favoritos da crítica vai ficar com o Urso de Ouro no sábado, já que Winterbottom ganhou o prêmio há três anos e Altman é o tipo de cineasta que Berlim não gosta.

Um dos mais fortes competidores pelo Urso de Ourotambém "Longing", um filme minimalista dirigido por Valeska Grisebach que explora amor, paixão e traição no mundo desglamourizado de um metalúrgico e de sua namorada de infância perto de Berlim.

um dos quatro filmes alemães em competição, o que fez algumas pessoas apostarem que este ano seria da Alemanha.

Dois outros longas alemães, "The elementary particles" e "Requiem", geraram forte interesse no mercado cinematográfico, que corre paralelo ao festival.

O bósnio "Grbavica", dirigido por Jasmila Zbanic, também era um dos favoritos. Ele faz um retrato terno de uma muçulmana e de sua filha que são obrigadas a enfrentar o legado pessoal trágico deixado pela guerra.

"Candy", da Austrália, exibiu interpretações de Heath Ledger (indicado a um Oscar por "O segredo de Brokeback Mountain") e Abbie Cornish como viciados em heroína. E o drama iraniano sobre futebol "Offside", sobre a exclusão das mulheres dos jogos e da sociedade iraniana, também ganhou aplausos entusiasmados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]