Berlim – Anteontem, na 56.ª edição do Festival de Berlim, o destaque foi a sessão de A Prairie Home Companion, novo filme de Robert Altman, autor de clássicos como Mash, Nashville e Short Cuts. A fita é sobre um lendário programa de rádio, o premiado show de Garrison Keillor, transmitido em mais de 558 estações nos Estados Unidos. Garrison começou sua carreira há 35 anos atrás numa emissora de Minnesota, em um programa que ia ao ar de 6 às 9 da manhã. O show se chamava A Prairie Home Companion, nome emprestado do cemitério Prairie Home, em Moorhead, Minnesota.

CARREGANDO :)

O filme de Altman traz para as telas a magia do show e cria uma história imaginária do que poderia acontecer se o programa de repente fosse tirado do ar. "Eu acho que é um programa de rádio bem americano e o melhor é que eles não tentaram ser o que não são. No filme eu tentei recapturar a alma do show", disse Altman.

Como sempre acontece nos seus projetos, Altman consegue se cercar de um elenco estelar: conta com Kevin Line, Woody Harrelson, Tommy Lee Jones, John C. Reilly, Meryl Streep, entre outros.

Publicidade

Streep, como sempre, vive muito bem a personagem e até canta música country "Quando me ofereceram o papel, apenas me disseram que tinha que cantar e eu não sou uma boa cantora", afirmou a atriz, que não é tão desafinada assim, ao contrário. "Nós crescemos ouvindo rádio, em tempos mais inocentes. Há algo no mundo que Garrison criou e ele continua o mesmo hoje", complementou.

Altman disse que espera para o seu filme um tipo de público que não costuma ir ao cinema, ou que não inclui ver filmes como uma rotina em suas vidas. "Claro que não estou esperando uma multidão de adolescentes", brincou.