“The Man in the High Castle”, uma das séries originais do serviço| Foto: Liane Hentscher/

A Amazon anunciou nesta quarta-feira (14) o lançamento da plataforma Prime Video no Brasil e em aproximadamente 200 países. Com preço promocional de assinatura a US$ 2,99 (com a cotação do dólar desta quarta-feira, custa menos de R$ 10), o serviço de vídeo vai concorrer diretamente com a Netflix, cujo pacote de menor valor atualmente custa R$ 19,90. Os preços dos serviços devem se equiparar em seis meses, quando a Amazon passará a cobrar US$ 5,99.

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Por ora, os assinantes brasileiros terão que conviver com a flutuação da moeda americana, mas a Amazon não descarta modificações. “Hoje ainda é o 1º dia - estamos apenas começando. Como tudo o que fazemos na Amazon, estamos focados em melhorar continuamente a experiência do cliente, incluindo adicionar conteúdo e localizar recursos ao longo do tempo”, afirmou a empresa, em comunicado.

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Assim como a principal concorrente, a gigante de vendas tem investido em produções originais, que têm arrebatado premiações de televisão. Entre os destaques estão “The Man in the High Castle”, “Transparent”, “Mozart in the Jungle” e “Tumble Leaf”. A recém-lançada série sobre automobilismo The Grand Tour, apresentada pelos jornalistas britânicos Jeremy Clarkson, Richard Hammond e James May (de “Top Gear”, outro sucesso da televisão do Reino Unido dedicado aos amantes dos automóveis) ocupa atualmente o posto de mais popular o IMDb.

E por falar em IMDb, a interface do serviço adiciona também a classificação do site de dados cinematográficos em todos os títulos, o que ajuda o assinante que gosta de consultar as críticas na hora de escolher o que assistir. Em linhas gerais, no entanto, a organização do site do Prime Video é bem parecida com a da Netflix.

O que ainda não impressiona no serviço é o catálogo de filmes, que não traz títulos mais recentes ou muito diferentes do apresentado pela concorrente no Brasil. Outro ponto negativo é que nem todas as opções de longas-metragens têm legendas em português. As séries, ao contrário, são todas legendadas.

A Netflix também foi conquistando espaço devagar no mercado brasileiro, incluindo títulos interessantes gradativamente. O concorrente deve seguir o mesmo caminho. Tim Leslie, vice-presidente internacional do serviço, avisou em comunicado: “O que é realmente emocionante é que estamos apenas começando”.

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