A Amazon.com afirmou na quarta-feira (16) que vai lançar uma loja de música digital no final de 2007 com milhões de canções sem tecnologia de proteção contra cópias.
A companhia informou que a gravadora EMI, casa de artistas como Coldplay, Norah Jones, Joss Stone e Pink Floyd, licenciou seu catálogo digital para a Amazon, o segundo acordo deste tipo em um mês.
"A nossa estratégia de termos apenas arquivos MP3 significa que todas as músicas que os consumidores comprarem na Amazon serão livres de DRM e tocarão em qualquer dispositivo", disse Jeff Bezos, fundador e presidente-executivo da Amazon.com.
O Digital Rights Management (Gerenciamento de Direitos Digitais), ou DRM, foi exigido pela indústria musical para conter a pirataria. A tecnologia impede que usuários façam múltiplas cópias; mas seus críticos dizem que isso limita o número de consumidores e, portanto, impede o crescimento do setor.
No começo do mês, a EMI divulgou que disponilizará suas músicas online sem recursos anti-pirataria, tornando-se o primeiro grande grupo musical a assumir o risco numa tentativa para aumentar as vendas digitais.
Com todas as companhias lutando contra a queda nas vendas de CDs, a EMI anunciou seu primeiro acordo com a Apple e a loja de música online da empresa, iTunes, em abril.
O grupo Warner Music afirmou que não vê lógica no fim do DRM, mas ainda está testando músicas sem ele, enquanto a Universal Music informa que também está testando faixas sem a tecnologia.
As músicas gravadas no popular formato MP3 podem ser tocadas em praticamente qualquer dispositivo de mídia digital. Isso inclui computadores pessoais, iPods da Apple e os Zunes da Microsoft. O formato também permite a gravação em CDs para uso pessoal.
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