• Carregando...
Aquarela de Juliana Fuganti está na exposição no Alfredo Andersen | Divulgação
Aquarela de Juliana Fuganti está na exposição no Alfredo Andersen| Foto: Divulgação

Exposições

Confira informações desta e outras atrações no Guia da Gazeta do Povo.

  • Vestido Espelho, obra de Laura Miranda

Hoje, a partir das 18 horas, o Museu Alfredo Andersen retoma a sua programação com a inauguração de três exposições: Jardins: Espaços da Memória, de Juliane Fuganti, Espelho d’Água, de Laura Miranda, e A Transcendência da Matéria, de Lavalle e Soraia Savaris. Todas têm entrada franca.

Além das exposições, Laura e Juliane, que compartilham experiências em projetos colaborativos desde a década de 1990, também lançam catálogos sobre as suas trajetórias artísticas, que serão distribuídos gratuitamente. "É um lançamento itinerante, que reúne os últimos 10 anos da minha carreira. Estive na ArcoMadrid deste ano [feira de arte da Europa] e também vou levar a publicação, em junho, para a Dan Galeria, de São Paulo", conta Laura. Já a instalação que a artista mostrará no espaço reúne elementos insólitos, como um espelho d’água, um vestido e um tablet embutido na roupa, que exibe um vídeo, além de mapas de rios, como o curitibano Passaúna. "Moro na região de preservação do Passaúna e estabeleci uma relação com as águas e cursos."

As várias fases da carreira de Juliane, que passa pela cerâmica, aquarela, gravura e pintura, estão em seu catálogo. O tema, entretanto, é o mesmo: as flores e o jardim, que tomam diferentes proporções e formas, e estarão também na exposição. "No final dos anos 1990, fiz um trabalho em cima de ecografias, e elas foram virando flores. Depois, busquei elementos do jardim e acabei colocando os meus ‘bichos’ para fora. Foi aí que as flores acabaram ganhando boca, cabeça, uma forma mais híbrida", explica.

Desenhos

Outra estreia do fim de semana é Meios Alternativos de Transporte, no domingo, às 10 horas, no Espaço de Arte Urbana, na Galeria Júlio Moreira. Quem passar pelo local poderá ver os desenhos do artista Thiago Syen sobre o cotidiano das grandes cidades.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]