A entrega das estatuetas da 78.º festa do Oscar terminou com a consagração de alguns favoritos, mas também algumas surpresas.
O grande favorito da noite, "O Segredo de Brokeback Mountain", levou apenas 3 prêmios entre os 8 aos quais estava indicado. A categoria de melhor filme ficou para "Crash No Limite".
Philip Seymour Hoffman confirmou o favoritismo e venceu na categoria melhor ator, por sua atuação em "Capote". Outra favorita, Reese Witherspoon, levou o prêmio de melhor atriz, pelo seu papel na biografia "Johnny & June".
Na categoria de melhor atriz coadjuvante, a inglesa Rachel Weisz ficou com o prêmio por "O Jardineiro Fiel". Em seu discurso, ela agradeceu ao brasileiro Fernando Meirelles, que é responsável pela direção, mas não está entre os 5 indicados pela academia. George Clooney, também indicado como melhor diretor, levou o prêmio por Syriana.
Confira a lista completa de vencedores do Oscar 2006:
Filme: Crash - No LimiteDiretor: Ang Lee (Brokeback Mountain)Filme de animação: Wallace & GromitAtriz: Reese Witherspoon (Johhny & June)Ator: Philip Seymour Hoffman (Capote)Ator coadjuvante: George Clooney (Syriana)Atriz coadjuvante: Rachel Weisz (O Jardineiro Fiel)Roteiro original: Crash No LimiteRoteiro adaptado: O Segredo de Brokeback MountainFotografia: Memórias de uma GueixaEdição: Crash No LimiteDireção de arte: Memórias de uma GueixaFigurino: Memórias de uma GueixaTrilha sonora original: O Segredo de Brokeback MountainEdição de som: King KongSom: King KongMúsica: "Its Hard Out Here for a Pimp" (Ritmo de um Sonho)Efeitos visuais: King KongMaquiagem: As Crônicas de NárniaFilme estrangeiro: Tsotsi (África do Sul)Documentário (longa): A Marcha dos PingüinsDocumentário (curta): A Note of Triumph: The Golden Age of Norman CorwinCurta-metragem: Six ShooterCurta-metragem (animação): The Moon and the Son: an Imagined Conversation
Fiscalização do Pix pode ser questionada na Justiça; saiba como evitar cobranças
Regulação das redes: quem é o advogado-geral da União que se posicionou contra Mark Zuckerberg
Impactos da posse de Trump nos EUA animam a direita; ouça o podcast
Sidônio toma posse para tentar “salvar” comunicação de Lula
Deixe sua opinião