Consolidar a participação de bons filmes brasileiros é uma das intenções da 41ª edição do Festival de Cinema de Gramado, que acontece na cidade gaúcha desde a sexta-feira passada (9).
Nesta quarta-feira (14), a programação da mostra principal longas-metragens brasileiros promete fazer jus à proposta, e traz a partir das 19 horas os filmes "Os Amigos", de Lina Chamie, com o experiente ator Marco Ricca como protagonista, e a animação gaúcha "Até Que a Sbórnia nos Separe", de Ennio Torresan Jr. e Otto Guerra, adaptação para o cinema do clássico espetáculo gaúcho "Tangos e Tragédias."
O frio intenso com garoa fina, e a promessa de dias ainda mais gelados, somado ao festival, animou os turistas: quase não se encontram mais vagas disponíveis nos hotéis da cidade, e os ingressos para todas as sessões até sexta-feira (16), estão esgotados.
A homenagem da noite desta quarta-feira também prestigia um incentivador do cinema nacional, o Canal Brasil, com o Troféu Eduardo Abelin a cerimônia acontece às 21h30, no Palácio dos Festivais, em frente à rua coberta, um dos principais pontos turísticos e de encontro da cidade.
O diretor Paulo Mendonça representará o canal, fundado em 1998 com a exibição do filme Sonho sem Fim. Desde então, o canal tem exercido papel fundamental tanto para na difusão de filmes nacionais, além da criação de produções próprias.
Outras açõesNesta quarta-feira, uma ação que acontece dentro da programação do festival, o Cinema nos Bairros, realizou sessões do documentário "Waldik sempre no meu coração", dirigido por Patrícia Pilar.
Na quinta-feira (15), às 15 horas, o festival realiza uma exibição com audiodescrição de "A Oeste do Fim do Mundo", para pessoas cegas ou com baixa visão, para pelo menos 50 pessoas. No ano passado, o grande vencedor do festival, o filme "Colegas" também teve projeção com audiodescrição.
*A jornalista viajou a convite da Oi
Deixe sua opinião