Depois das favelas cariocas, é a vez da periferia de São Paulo ganhar um espaço na telinha da Rede Globo. Estréia amanhã, após o Globo Repórter, a série Antônia, que tem a missão de repetir o sucesso de Cidade dos Homens.
A receita é bem parecida com a do seriado que emplacou quatro temporadas na emissora carioca: o novo programa também é uma produção independente da O2 Filmes, de Fernando Meirelles; os episódios contam com a direção e roteiros de respeitados profissionais como Tata Amaral, Jorge Furtado, Roberto Moreira e Elena Soárez, além de revelações da área (confira quadro ao lado); a visão da região retratada será positiva. A atração tem como base o longa-metragem Antônia, de Tata Amaral (premiada diretora paulista de Um Céu de Estrelas), lançado no Festival do Rio e na Mostra de São Paulo deste ano, mas que só deve estrear nos cinemas no primeiro trimestre de 2007.
Saem Acerola e Laranjinha e entram em cena quatro moças rappers, moradoras do bairro Brasilândia, na capital paulista. Preta (Negra Li) trabalha em um posto de gasolina e luta para sustentar a filha pequena; Barbarah (Leilah Moreno) passou dois anos presa e volta para tentar reunir o grupo de rap Antônia; Mayah (Quelynah) ganha a vida como garçonete e cantora de uma casa noturna; e Lena (Cindy Mendes) é a mais nova do grupo e muito competente no free-style (rap feito de improviso). Todas lutam contra o preconceito machista da cultura hip-hop, tentando se estabelecer e sobreviver como grupo de rap. O elenco conta ainda com o rapper Thaíde, como o hilário Marcelo Diamante, empresário das meninas, e a cantora Sandra de Sá interpretando a mãe evangélica de Preta.
Nos cinco episódios da primeira temporada, o quarteto central enfrenta problemas familiares e difíceis relacionamentos amorosos, lida com os criminosos na periferia e faz muitos shows, alguns em lugares inusitados, como todo iniciante. Assim como o filme homônimo, Antônia tem muita música, com canções compostas e gravadas pelas atrizes da série, que também interpretam versões da black music brasileira dos anos 70, samba-rock e músicas atuais.
Caso consiga boa audiência, Antônia deve ganhar novas temporadas, seguindo os passos de Cidade dos Homens, que chega aos cinemas no ano que vem em um longa-metragem dirigido por Paulo Morelli (O Preço da Paz, Viva Voz).
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião