• Carregando...

O Paraná abriga a segunda maior colônia japonesa do país. Não é de surpreender, portanto, que as comemorações do Centenário da Imigração, que será comemorado em junho de 2008, já tenham começado por aqui, com a mostra Os Eternos Tesouros no Japão, em cartaz no Museu Oscar Niemeyer. A exposição permite aos curitibanos fazer um percurso de mais de 600 anos pela produção artística oriental, com as peças mais antigas remontando ao século 13.

No entanto, a amizade e admiração entre os dois países não é uma via de mão única. Também há japoneses apaixonados pelo Brasil e suas riquezas culturais. No caso da pianista Yuuko Suzuki, o apreço não passa pelo exotismo do carnaval do Rio ou das rodas de samba, quase sempre associados à imagem brasileira no exterior. A pianista japonesa é apaixonada pela música de Camargo Guarinieri, Lorenzo Fernandes, Cláudio Santoro, Francisco Mignone e Heitor Villa-Lobos, nomes da música nacional pouco familiares para muitos brasileiros.

Os compositores serão homenageados no repertório que Suzuki irá apresentar amanhã à noite, às 20 horas, no Teatro da Reitoria, em Curitiba. "A primeira parte do programa é dedicada os compositores para piano europeus e a segunda, a cinco brasileiros. A minha intenção é apresentar obras que considero de grande importância para mim", disse Suzuki em entrevista ao Caderno G realizada por e-mail.

O compositor alemão Robert Schumann abre o recital com a peça Faschingsschwank Aus Wien Ave Maria, seguida de Funérailles, do húngaro Franz Liszt. Depois do intervalo, Suzuki executará as Paulistanas N.º 1 e N.º 3, de Cláudio Santoro; Três Estudos em Forma de Sonatina, de Lorenzo Fernandez; Canção Sertaneja, de Camargo Guarnieri; Valsa de Esquina N.º 1 e N.º 3, de Francisco Mignone; e A Lenda do Caboclo e Festa no Sertão, de Heitor Villa-Lobos. "A música brasileira tem uma melodia que toca a alma e um ritmo alegre e contagiante que fascina", afirma a pianista.

O ingresso para a apresentação é apenas uma lata de leite em pó, que será encaminhada para crianças soropositivas da associação Alegria de Viver.

Perfil

Yuuko Suzuki é nascida em Tóquio e formou-se pela Faculdade de Música Kunitachi, em 1990. Continuou estudando na Faculdade de Música de Hartford, onde foi aluna do pianista carioca Luiz de Moura Castro, uma influência determinante para quem se interessasse pela música composta no Brasil. A artista continuou a se envolver com a música brasileira ao fazer o curso de Musicologia na Universidade de Sorbonne, na França, onde teve como professora Anna Stella Schic, discípula de Heitor Villa Lobos.

Com repertório que em grande parte contempla música brasileira, Yuuko fez turnês internacionais com passagens pela França, Itália, Espanha, Suíça, República Checa, China e Brasil. Apresentou-se em Paris, na embaixada brasileira, durante as comemorações 500 anos do Descobrimento do Brasil. Em 2002, foi condecorada com a Ordem de Rio Branco, pelo governo brasileiro.

Para futuro próximo, Suzuki tem programadas turnês pelo Japão com repertório brasileiro e está negociando projetos de gravações de compositoras nacionais por conta das comemorações do Centenário da Imigração Japonesa, em 2008.

Serviço: Recital de Piano – Yuuko Suzuki. Teatro da Reitoria (R. XV de Novembro, 1.299). Amanhã, às 20 horas. Ingressos: lata de leite em pó. Local de troca antecipada:: Consulado Geral do Japão em Curitiba (R. Marechal Deodoro, 630 – 18.º andar, sala 1.804).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]