• Carregando...
O escritor José Saramago | Reuters/Paulo Whitaker
O escritor José Saramago| Foto: Reuters/Paulo Whitaker

Cinema

A obra "Ensaio Sobre a Cegueira", escrita por Saramago, foi adaptada para o cinema sob direção do brasileiro Fernando Meirelles. O longa, estrelado por Julianne Moore, chegou às telas na última sexta-feira (12) e está em cartaz nos cinemas de todo o Brasil. Clique para conferir os horários das sessões.

A partir desta segunda-feira (15), o escritor português José Saramago abre o seu "espaço pessoal" na rede mundial de computadores com um blog criado para estreitar a comunicação com seus leitores. De acordo com o jornal El País, o espaço fica dentro da página da fundação que leva o nome do escritor (http://www.josesaramago.org).

Com o blog, intitulado "O Caderno de Saramago", o escritor de 85 anos pretende comentar a respeito de acontecimentos, expressar suas opiniões, refletir em voz alta, e "se comportar como mais um dos blogueiros que povoam o ciberespaço", anunciou a sua fundação.

"A característica especial é que se soma a essa nova via de expressão um homem maduro, escritor e Prêmio Nobel de Literatura", destacou a fundação. Em sua primeira postagem, Saramago explicou a iniciativa a partir de "Os Cadernos de Lanzarote", obra autobiográfica que faz alusão à ilha em que ele reside desde 1993.

Para iniciar o seu caderno na Internet, Saramago recuperou um texto sobre Lisboa que é "uma carta de amor" a sua cidade. "Mexendo nuns quantos papéis que já perderam a frescura da novidade, encontrei um artigo sobre Lisboa escrito há uns quantos anos, e, não me envergonho de confessá-lo, emocionei-me", explicou o escritor.

"Decidi então partilhá-la com os meus leitores e amigos tornando-a outra vez pública, agora na página infinita de Internet e com ela inaugurar o meu espaço pessoal neste blog", escreveu Saramago para introduzir o texto, chamado "Palavras de uma Cidade".

O autor terminou há pouco seu novo romance, "A Viagem do Elefante", que chegará às prateleiras nos próximos meses. Um fragmento da obra também pode ser encontrado na página da fundação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]