A peça "The History Boys", do veterano dramaturgo britânico Alan Bennett, é a favorita nas indicações para os prêmios Tony, a serem anunciados na terça-feira. Mas a grande incógnita é se Julia Roberts estará entre as indicadas para melhor atriz.
Ela pode ser a atriz mais bem paga de Hollywood, mas sua estréia na Broadway, em "Three Days of Rain", foi mal recebida por muitos críticos nova-iorquinos. Mesmo assim, em um ano em que há poucas candidatas evidentes às cinco indicações para melhor atriz em uma peça da Broadway, Roberts tem uma chance de estar entre as finalistas.
"Ninguém defende que ela seja ótima atriz de teatro, mas ou ela é melhor do que esperavam, ou as pessoas sentem pena dela", escreveu Michael Riedel, do New York Post, na semana passada.
Cynthia Nixon, conhecida sobretudo como a Miranda de "Sex and the City", é um dos nomes mais cotados para o Tony de melhor atriz, por seu papel de mãe enlutada em "Rabbit Hole".
Uma das outras candidatas prováveis é Kate Burton, estrela do remake encenado no ano passado da comédia dos anos 1920 "The Constant Wife".
As chances de Julia Roberts aumentaram quando os organizadores dos Tony Awards disseram que Zoe Wanamaker será analisada na categoria atriz coadjuvante, e não principal, por sua elogiada performance em "Awake and Sing".
"The History Boys", sobre um professor pouco convencional e um grupo de alunos adolescentes, recebeu quatro prêmios do Outer Critics Circle no domingo, incluindo o de melhor peça na Broadway. Na semana passada, também foi premiado nessa categoria pelo Círculo de Críticos de Teatro de Nova York.
É quase certo que o astro da peça, Richard Griffiths, que foi o Tio Vernon nos filmes da série Harry Potter, seja indicado para melhor ator, uma categoria em que a disputa será acirrada.
Entre os outros possíveis indicados estão o ator Gabriel Byrne, premiado pelo Outer Critics Circle como melhor ator pela peça "A Touch of the Poet", e David Wilmot, protagonista de "The Lieutenant of Inishmore", de Martin McDonagh, uma das peças que tem maiores chances de disputar o prêmio principal com "The History Boys".
Ralph Fiennes pode ser indicado por seu papel em "Faith Healer", ao lado de Brian F. O'Byrne, astro da peça vencedora do Tony no ano passado, "Doubt". O'Byrne voltou à Broadway este ano ao lado de Oliver Platt em "Shining City".
Em uma temporada de fracassos musicais, duas peças vêm fazendo grande sucesso, e é quase certo que estejam entre as indicadas: "The Drowsy Chaperone", uma paródia dos musicais dos anos 1920, e "Jersey Boys", sobre Frankie Valli e The Four Seasons.
"The Wedding Singer", adaptado do filme "Afinado no Amor", com Adam Sandler, é outro indicado provável, e "The Color Purple", de Oprah Winfrey, vem sendo um grande sucesso comercial, apesar das críticas negativas.
Os dois megamusicais da temporada, "Tarzan", da Disney, e "Lestat", da Warner Bros, tiveram resenhas fracas ou negativas.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião