Nos anos 80, um grupo de estudantes universitários do Rio de Janeiro chamou a atenção com seu humor provocador e ousado para os padrões daquela época. Eles tinham experiência no humor impresso, foram os criadores da revista "Casseta Popular" e do jornal "O Planeta Diário". Bussunda, Claudio Manoel, Reinaldo, Hubert, Marcello Madureira, Beto Silva e Helio de La Peña iriam trocar as bancas de jornais pela televisão, e se tornariam muito populares.
Os sete redatores foram responsáveis por alguns dos textos mais irreverentes do antológico "TV Pirata", que ficou no ar de 1988 até 1992. Com o fim do programa, eles lançaram "Dóris para maiores", apresentado pela ex-modelo Doris Giesse, e que alternava quadros fixos, como a robô Dorfe. Naquela época, eles diziam que o seu trabalho era "humorismo verdade e jornalismo mentira".
Ainda em 1992, a Rede Globo lançou o programa "Casseta & Planeta Urgente!", com a apresentação da jornalista Kátia Maranhão. O sucesso veio rápido, e os humoristas se tornaram grandes estrelas da TV, fazendo muito sucesso com o público. Mas o mais popular foi, sem dúvida, Cláudio Besserman Vianna, o Bussunda. Com seu estilo desleixado e bonachão, Bussunda ficou conhecido por suas imitações de pessoas famosas, como o jogador Ronaldo e o presidente Lula, além de personagens originais, como o Marrentinho Carioca, jogador do pior time de futebol do mundo, o Tabajara Futebol Clube.
Em 1994, Kátia Maranhão deixou o programa e deu lugar à apresentadora Maria Paula, ex-MTV. Aos poucos, ela se integrou ao grupo e conquistou os colegas e o público com imitações de atrizes famosas, como Deborah Secco e Letícia Spiller. Com isso, ela se tornaria mais uma "casseta".
Fala sério, Casseta!
O "Casseta & Planeta" fez sátiras a programas e novelas da TV Globo e contou com a participação de artistas da casa, como a apresentação de Xuxa Meneghel, em 1997. Um de seus grandes sucessos foi a criação das Organizações Tabajara, com seus produtos estranhos e muito divertidos.
Houve até uma exposição de artigos que eram exibidos na TV, no Rio de Janeiro. Os "cassetas" criaram também o Grupo Capivara, um rival do Tabajara, cujo principal destaque era Seu Creysson, o dono da empresa. Interpretado por Claudio Manoel, fez muita gente rir com seu jeito de falar: "Eu agarantio!", era um dos bordões de Creysson.
Durante as Copas do Mundo de 1994, 1998 e 2002, o grupo foi aos países-sede dos mundiais e gravou seus quadros, procurando mostrar um lado engraçado do evento. Mas, em 2006, durante a Copa realizada na Alemanha, Bussunda passou mal após uma partida de futebol e morreu. O golpe foi sentido por todos da equipe, que resolveu continuar com o programa, mesmo sem a presença do humorista.
O "Casseta & Planeta" prosseguiu com seus quadros humorísticos durante os anos seguintes, sempre nas noites de terça-feira. Este ano os humoristas decidiram encerrar o programa, mas garantem que não vão parar. Em seu site oficial, eles deixaram mensagem, dizendo que vão entrar em férias coletivas, mas que o grupo continua unido e coeso. Eles prometem, já para 2011, um novo projeto. Resta esperar para saber o que eles vão aprontar nos próximos anos. Como diria o saudoso Bussunda: Fala, sério!
Ações de Moraes ganham proporção global: veja a linha do tempo dos embates
Reação do Itamaraty ao cerco contra Moraes escala tensão com EUA
Citando ordens de Moraes, Câmara dos EUA exige relatórios das big techs sobre censura
Censura e violência política fazem Brasil despencar 6 posições em ranking de democracia