São Paulo (Folhapress) A série sobre Chico Buarque na DirecTV ainda está em alta (o décimo dos 12 capítulos será exibido a partir de 24 de dezembro pelo canal 605) e seu sucesso reverbera na série lançada em DVD. Feliz com o bom resultado, a operadora anuncia o próximo personagem da MPB a ganhar um especial: Gal Costa (foto), de 60 anos.
Convidada a explicar a Tropicália (ou o Tropicalismo), a cantora terá um documentário a ser exibido em dois programas a partir do primeiro trimestre de 2006. O material irá compor um DVD que trará ainda seu show mais recente, com uma mescla das canções até então inéditas do disco Hoje e antigos sucessos.
Mais modesto frente aos 12 três episódios de Chico (que inicialmente eram apenas três), o especial intenciona contar a trajetória de Gal desde o início de sua carreira, focando no movimento-desbunde dos anos 60 e seus ecos nos anos 70. A direção é de Fernando Faro.
"O ponto de vista dela (Gal) sobre a Tropicália é bastante interessante, especialmente num país machistão", diz João Marcelo Bôscoli, presidente da gravadora Trama (parceira no projeto). Ele conta que a idéia do programa remete a 2002, quando rodou a Europa com Tom Zé (que participará do especial).
Neste ano, durante a produção do álbum Hoje, viu Gal e Tom Zé conversando sobre o movimento e contando casos, como o dia em que Caetano Veloso entregou a letra de "Baby" a Gal. E veio a decisão de contar a Tropicália sob a ótica de Gal.
Além de imagens captadas em Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo, o documentário terá imagens de arquivo.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião