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Auerbach (à esq.) e Carney: dupla norte-americana reforça fama mundial | Danny Clinch/Warner Brothers Records
Auerbach (à esq.) e Carney: dupla norte-americana reforça fama mundial| Foto: Danny Clinch/Warner Brothers Records

No ano passado, eles foram a Banda do Mês de Dezembro da rede de tevê norte-americana ESPN. Uma das músicas de seu mais recente disco, El Camino, embala o drama da série Army Wives (no Brasil, exibida pelo canal pago Liv) e o videogame de beisebol MLB 12: The Show, para PlayStation. Na opinião das revistas Rolling Stone e Spin, eles gravaram um dos melhores discos de 2011.

Se, no Brasil, a fama de Dan Auerbach (vocalista e guitarrista) e Patrick Carney (baterista e produtor), integrantes da dupla The Black Keys, ainda é restrita ao circuito alternativo, lá fora, o duo está no topo do mainstream. Muito provavelmente, o sucesso desses amigos de Ohio, Estados Unidos, logo deve invadir as terras tupiniquins, afinal de contas, El Camino, lançado em dezembro do ano passado, é o primeiro da dupla a ganhar edição nacional. Ou seja, assistir ao Black Keys capitaneando o line-up de um grande festival brasileiro é uma questão de tempo.

Mas o sucesso de Auerbach e Carney não veio do nada. Formada em 2001, a dupla passou pelo menos dez anos construindo uma sólida base de fãs no underground norte-americano, com turnês regulares e lançamentos frequentes – El Camino é o sétimo disco do duo. Mesclando blues e garage rock, o Black Keys saiu oficialmente do anonimato em 2010, com o lançamento de Brothers, segundo trabalho produzido pelo colega Danger Mouse (Gnarls Barkley). Venderam cerca de 1 milhão de discos mundo afora, ganharam três Grammys e foram eleitos a banda favorita de Liam Gallagher naquele ano. O caminho estava traçado.

Retrô moderno

Com menos ênfase no blues e mais centrado em referências que vão do rockabilly ao soul, El Camino foi gravado nos estúdios Easy Eye Sound, de propriedade de Auerbach, em Nashville, Tennessee. Cada vez mais experts em fundir os pilares da música americana – rock-and-roll, blues, country, western e R&B – em uma sonoridade única e pouco datada, a dupla encontrou novamente na produção de Danger Mouse a medida certa entre o retrô e o moderno.

Dispensando grandes efeitos e apostando em novos elementos, como um trio feminino de backing vocals, o primeiro single do álbum (e também faixa de abertura), "Lonely Boy", traz um riff marcante de guitarra distorcida e um ritmo bem mais acelarado que as canções de Brothers. O rockabilly dá o tom da melódica "Dead and Gone", enquanto que a grudenta "Gold on the Ceiling" presta tributo ao glam rock de Gary Glitter e T. Rex.

Há ainda espaço para o soul em "Stop Stop", o pop sessentista em "Sister" e uma explosão zeppeliniana aos moldes de "Stairway to Heaven" em "Little Black Submarines". Com um hit atrás do outro, El Camino é vigoroso e viciante por trazer uma sonoridade moderna com nítida inspiração no passado. Com concisão e despojamento, Auerbach e Carney não se limitam a imitar o que ouvem, mas transformam suas referências em algo totalmente novo para o grande público. Um mérito que poucas bandas da atualidade conseguem alcançar. GGGG

Serviço:El Camino, The Black Keys. Warner Music. Preço médio: R$ 29,90. Rock.

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