Os 80 anos do escritor Ariano Suassuna, comemorado este ano (16 de junho), não está passando em branco. Depois de ter sua obra lembrada com a minissérie "A Pedra do Reino", exibida pela Rede Globo de Televisão, os curitibanos podem conferir dois espetáculos sobre o escritor, a partir desta sexta-feira (27): "Ariano", com sessões no Teatro da Caixa e "O Santo e a Porca", no Miniguaíra. "Ariano" é uma montagem em forma de musical, que aborda fatos da vida de Suassuna, e promove o encontro do autor com alguns de seus personagens. "Ariano" é um texto inédito do diretor Gustavo Paso, escrito a quatro mãos junto ao poeta e jornalista paraibano Astier Basílio.
Os personagens João Grilo e Chicó, de "Auto da Compadecida", estão presentes. Clarabela, Simão e Nevinha, de "A Farsa da Boa Preguiça", também estão na peça junto com Caroba, de "O Santo e A Porca", e ainda Quaderna, Margarida e a Onça Caetana, personagens do "Romance d'A Pedra do Reino".
Na montagem os atores Alberto Eloy, Bárbara Borgga, Cristina Lago, Gustavo Falcão, Jorge Luís Cardoso, Leila Moreno, Leonardo Miranda, Luciana Fávero, Márcio Vieira, Ney Motta, Raquel Ferreira e Rodrigo Lima, cantam, dançam e tocam instrumentos como rabeca, pífano, acordeom, zabumba e tudo o que está em volta do Movimento Armorial criado por Ariano, porém adquirindo um clima de Ode ao Brasil.
Completam a ficha técnica artística Paulo David Gusmão, que responde pela iluminação; a cenografia é assinada em parceria por Teca Fichinski e Gustavo Paso; os adereços e figurinos são de Filomena Mancuzo; a direção de movimento é de Duda Maia; a direção musical e composições são de Lui Coimbra; e o treinamento vocal é de Jorge Luís Cardoso.
A peça já teve uma temporada bem sucedida no Rio de Janeiro. Fica em cartaz dois finais de semana, na capital paranaense.
Local
A montagem do texto de Ariano Suassuna "O Santo e a Porca", marca a estréia do grupo de teatro da faculdade Unibrasil. Mais de 30 atores compõem o elenco, "que se serve de uma montagem inventiva, com técnicas absorvidas de diversas estéticas teatrais, para levar ao público elementos do universo popular e complexo do autor paraibano", como diz Valzi Nunes, um dos atores que encarna o personagem Pinhão. A apresentação do espetáculo é a segunda etapa de um projeto que começou com a leitura de poemas feita pelo próprio Suassuna, na visita que ele fez a Curitiba no início do mês de junho. "O Santo e a Porca" tem apresentações gratuitas, até o domingo (29).
Confira as outras atrações dos teatros no Guias e Roteiros
Serviço: "Ariano". Sexta-feira (27 e 3) e sábado (28 e 4) às 21 horas, domingo (29 e 5) às 19 horas. Teatro da Caixa (Rua Conselheiro Laurindo, 280) Tel.: 2118-5111 e 2118-5233. R$ 20,00 e R$ 10,00 (clientes, idosos e estudantes).
"O Santo e a Porca". Sexta-feira (27) e sábado (28) às 20 horas; domingo (29) às 17h e 19h30. Miniguaíra (Rua Amintas de Barros, s/nº) Tel.: 3304-7982. Entrada franca.
Deixe sua opinião