O Museu Oscar Niemeyer - MON abre duas novas exposições nesta quinta-feira (14): "Farnese" (Objetos) e "Odorico Tavares A Minha Casa Baiana: Sonhos e Desejos de Um Colecionador de Arte". As duas mostras marcam as comemorações do segundo aniversário de funcionamento do Museu, completado no último dia 8 de julho e também comemora os 90 anos de nascimento de Odorico Tavares.
A primeira exposição reúne 128 trabalhos do desenhista, gravador e pintor mineiro Farnese de Andrade (1926-1996). A exposição resgata a obra do artista que até os anos 70 foi consecutivamente premiado, entre 1962 e 1970, e praticamente esquecido nas duas últimas décadas. O público poderá conferir a mostra a partir de sexta-feira (15) até o dia 25 de setembro.
A segunda mostra "Odorico Tavares A Minha Casa Baiana: Sonhos e Desejos de Um Colecionador de Arte" apresenta pela primeira vez a coleção completa, composta por 444 obras, formada pelo jornalista, poeta e colecionador Odorico Tavares. O curador da mostra, Emanoel Araújo, a classifica como uma das mais belas coleções de arte moderna brasileira, reunida na Bahia por Odorico, entre os anos 50 e 70.
A mostra apresenta 22 obras de Portinari, 20 de Pancetti, 16 de Di Cavalcanti, algumas obras de Mabe (incluindo figurativos da Bahia) e até 20 obras da fase baiana do artista paranaense Poty Lazarotto. A exposição exibe ainda seis Mirós, quatro Picassos e seis obras de Hamagushi. Além de uma série fotográfica inédita de Pierre Verger. Acrexcenta-se ainda à coleção 35 obras dos séculos 17 e 18, da imaginária religiosa barroca, além de peças do mobiliário dos séculos 18 e 19.
Curitiba é a primeira cidade a receber a exposição de Odorico Tavares. Depois da temporada paranaense a mostra segue para o Museu AfroBrasil, em São Paulo, Recife e Salvador. A mostra no Oscar Niemeyer, que poderá ser apreciada pelo público entre 15 de julho e 18 de setembro.
Confira o roteiro de exposições
Serviço: Abertura de duas exposições no MON: Farnese e Odorico Tavares - Minha Casa Baiana. Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999) Tel.: 3350-4400. Abertura para convidados nesta quinta-feira (14) às 19 horas. Visitas de terça a domingo, das 10h às 18h. R$ 4,00 adultos e R$ 2,00 estudantes identificados.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião