O Consulado Geral do Japão em Curitiba traz para a cidade no próximo final de semana o caligrafista Ryuho Hamano para uma série de palestras, demonstrações e workshops sobre a arte do shodo, a tradicional caligrafia japonesa.
A programação se inicia na próxima sexta-feira (15) com uma palestra sobre a história das letras e da caligrafia, apresentando obras e escrevendo para os ouvintes na PUCPR. No domingo (17) as 10h, Hamano fará uma demonstração publica de caligrafia japonesa em telas de nove metros no hall de entrada do Mercado Municipal. No mesmo dia, às 14h, o artista fará uma palestra e um workshop sobre a arte do shodo no Campus Reitoria da UFPR.
Hamano é um dos nomes mais importantes do shodo japonês desde 1978 e foi discípulo do lendário caligrafista Gaki Fukuse. Em 1994 viajou para a China, onde aprendeu sobre o tenkoku, arte de criação de selo (junção de caligrafia e gravação) originária da China. Já realizou diversas exposições solo no Japão e tem se dedicado a viajar por Europa e América para divulgar e difundir o shodo.
As inscrições para os workshop e palestras, para maiores de 10 anos, pode ser feito exclusivamente pelo e-mail: cultura@c1.mofa.go.jp
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas