Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Mercado

Arte nova e acessível pela web

Site idealizado pelas irmãs Fernanda e Patrícia Marochi pretende conquistar novos colecionadores de arte contemporânea brasileira, sem “machucar” o bolso

Fernanda (à esq.) e Patrícia Marochi querem conquistar público que deseja começar uma coleção de arte | André Rodrigues/Gazeta do Povo
Fernanda (à esq.) e Patrícia Marochi querem conquistar público que deseja começar uma coleção de arte (Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo)
Obras do designer Butcher Billy e da artista Alice Quaresma estão à venda no site |

1 de 2

Obras do designer Butcher Billy e da artista Alice Quaresma estão à venda no site

 |

2 de 2

Um mercado jovem, dinâmico e em processo de expansão e internacionalização são algumas características que definem hoje o segmento de arte brasileiro. Este perfil, pontuado pela última Pesquisa Setorial Latitude sobre a arte contemporânea no Brasil foi levado em conta pelas irmãs Fernanda e Patrícia Marochi para criar o Turn To Art, uma loja on-line para venda de obras de arte criada em Curitiba, no ar há duas semanas.

Especialista em Museo­logia pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), Fernanda trabalhou como professora e produtora de moda. Seu contato com a imagem – além das constantes visitas a museus e exposições – fez com que ela pensasse junto com a irmã a criação de um negócio para vendas de obras de arte mais acessíveis. "Começamos a pesquisar modelos de negócio viáveis e nossos estudos apontaram que o melhor caminho é a internet. Tem gente que quer comprar, mas fica intimidado ao entrar em uma galeria, acha que tudo será muito caro. O site acaba sendo mais democrático", acredita.

Além do foco em artistas brasileiros jovens (até agora, estão disponíveis trabalhos de dez diferentes profissionais ), as idealizadoras firmaram um contrato de exclusividade com os artistas – ou seja, as obras à venda são encontradas somente no site, com edições limitadas e numeradas. "Sugerimos ao artista o tamanho e a tiragem e conseguimos um preço mais acessível, essa é a ideia da série", explica Fernanda.

Entretanto, o valor mais barato (as obras disponíveis variam de R$ 200 a R$ 3 mil) não significa que a compra não possa virar um investimento futuro. Um dos exemplos é a carioca Alice Quaresma, que recebeu diversos prêmios internacionais, o último, pelo trabalho Raízes, com o qual a artista venceu o Foam Magazine, na Holanda. "Mesmo que você compre uma obra de edições numeradas, é possível mais tarde negociar por um preço maior do que você pagou. Temos muitos artistas que, sem dúvida, terão o trabalho valorizado", destaca Fernanda.

A curadoria dos artistas participantes ficou a cargo de Patrícia, que tem formação em Artes Plásticas pela UFPR e morou seis anos em Londres, quando cursou especialização em Fotografia na Richmond Adult Community College, e atuou como assistente do fotógrafo Dennis Gilbert, da View Pictures, escritório especializado em fotografias de Arquitetura e Interiores. "Pesquisamos muito e escolhemos artistas que já têm uma formação e um trabalho mais consolidado", diz.

Logística

Fernanda e Patrícia também pensaram em uma forma prática para entregar as obras, que é feita pelos Correios. Mas os trabalhos não são para pronta-entrega: a obra é impressa em Fine Art, com papel em algodão e pigmento mineral certificados e normatizados, o que assegura uma longa conservação ao trabalho (a técnica é bastante utilizada por museus e galerias). "Por isso, a obra chega ‘fresca’ ao cliente, sem o risco de ter ficado muito tempo guardada", assegura Fernanda.

A ideia das irmãs, que também colocarão no ar um blog sobre arte, é focar em novos colecionadores e fazer parcerias com arquitetos. "Queremos mostrar que é possível e acessível ter uma arte legal em casa. O mercado está crescendo, e o futuro é promissor", acredita Patrícia.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.