• Carregando...
Exposições apresentam obras de paranaenses na  Casa da Cultura Polônia Brasil | Reprodução/Márcia Széliga
Exposições apresentam obras de paranaenses na Casa da Cultura Polônia Brasil| Foto: Reprodução/Márcia Széliga

Duas exposições que inauguram hoje, às 19 horas, na Casa da Cultura Polônia Brasil Tadeusz Kosciuszko prometem ser o pontapé inicial para reavivar o privilegiado espaço. A casa – patrimônio histórico da imigração polonesa situada próxima às Ruínas de São Francisco – vinha se mantendo fechada e com poucas atividades. O Feminino na Arte de Descendentes Poloneses traz 20 obras de artistas paranaenses e Dos Regionais às Jazz Bands apresenta registros fotográficos sobre a vida de artistas e músicos que viveram em Curitiba na primeira metade do século 20, época da intensas transformações culturais.

Everly Giller, Marília Giller, Dulce Osinski, Maria Luiza Kozicki, Mari Inês Piekas, Márcia Széliga, Heliana Grudzien, Walton Wysocki e Emília Piaskowski são os artistas que expõem na primeira mostra – todos eles descendentes de poloneses. Além de quadros, a escultura "Virgem Guerreira", de Walton Wy­­socki e trabalhos de Emília Piaskowski conhecidos como Wycinanka (arte em papel, uma tradição polonesa), poderão ser vistos pelo público. "Estabelecemos nas obras o que é o feminino na arte", diz a organizadora Márcia Széliga.

A artista, que também expõe com obras em tinta acrílica sobre tela, utiliza materiais orgânicos e baseou os quadros "Trajestória" e "Teleósteos Poéticos" em poesias do mineiro João Novais. "São temas sensíveis e metafóricos, que expressam minha história e a sintonia da arte, onde tudo é possível e mágico", explica.

Dos Regionais às Jazz Bands é um projeto desenvolvido pelos músicos Marília Giller e Tiago Portella. São 23 fotografias sobre a vida e obra de músicos que viveram em Curitiba em um período em que os grupos, essencialmente regionais, passaram a ter influências contemporâneas. A partir das 20 horas, o Jazz Maia Trio se apresenta no local.

Projetos

Segundo Márcia, a Casa Tadeusz Kosciuszko está programando novos eventos para o final do ano, sempre resgatando as tradições polonesas, além de acolher propostas de diversas culturas e períodos. "Pretendemos que seja mais um ponto cultural e de turismo dentro de Curitiba".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]