Exposições apresentam obras de paranaenses na Casa da Cultura Polônia Brasil| Foto: Reprodução/Márcia Széliga

Duas exposições que inauguram hoje, às 19 horas, na Casa da Cultura Polônia Brasil Tadeusz Kosciuszko prometem ser o pontapé inicial para reavivar o privilegiado espaço. A casa – patrimônio histórico da imigração polonesa situada próxima às Ruínas de São Francisco – vinha se mantendo fechada e com poucas atividades. O Feminino na Arte de Descendentes Poloneses traz 20 obras de artistas paranaenses e Dos Regionais às Jazz Bands apresenta registros fotográficos sobre a vida de artistas e músicos que viveram em Curitiba na primeira metade do século 20, época da intensas transformações culturais.

CARREGANDO :)

Everly Giller, Marília Giller, Dulce Osinski, Maria Luiza Kozicki, Mari Inês Piekas, Márcia Széliga, Heliana Grudzien, Walton Wysocki e Emília Piaskowski são os artistas que expõem na primeira mostra – todos eles descendentes de poloneses. Além de quadros, a escultura "Virgem Guerreira", de Walton Wy­­socki e trabalhos de Emília Piaskowski conhecidos como Wycinanka (arte em papel, uma tradição polonesa), poderão ser vistos pelo público. "Estabelecemos nas obras o que é o feminino na arte", diz a organizadora Márcia Széliga.

A artista, que também expõe com obras em tinta acrílica sobre tela, utiliza materiais orgânicos e baseou os quadros "Trajestória" e "Teleósteos Poéticos" em poesias do mineiro João Novais. "São temas sensíveis e metafóricos, que expressam minha história e a sintonia da arte, onde tudo é possível e mágico", explica.

Publicidade

Dos Regionais às Jazz Bands é um projeto desenvolvido pelos músicos Marília Giller e Tiago Portella. São 23 fotografias sobre a vida e obra de músicos que viveram em Curitiba em um período em que os grupos, essencialmente regionais, passaram a ter influências contemporâneas. A partir das 20 horas, o Jazz Maia Trio se apresenta no local.

Projetos

Segundo Márcia, a Casa Tadeusz Kosciuszko está programando novos eventos para o final do ano, sempre resgatando as tradições polonesas, além de acolher propostas de diversas culturas e períodos. "Pretendemos que seja mais um ponto cultural e de turismo dentro de Curitiba".