A noite de abertura do 16.º Cine Ceará também foi de homenagem ao diretor argentino Fernando Birri, importante personalidade do cinema latino-americano como fundador da Escola de Documentários de Santa Fé (ARG) e da Escola Internacional de Cine e TV de Santo Antonio de Los Baños (EICTV, de Cuba). A famosa escola de cinema cubana é também uma das homenageadas do evento, que celebra os 20 anos de criação da instituição com uma mostra de diversas produções de curta e longa-metragem.
Ao receber o troféu Eusélio Oliveira (referência ao criador do Cine Ceará), Birri falou sobre a integração do cinema na América Latina e citou a famosa frase escrita nos muros da Escola de Cuba: "A arte não dorme, mas sonha de olhos fechados" a primeira sentença foi escrita por Francis Ford Coppola em visita à instituição, sendo depois complementada por Birri.
Na seqüência, o argentino acompanhou a projeção do curta-metragem El Invasor Marciano 36 Años Después (1988), um dos primeiros da EICTV, dirigido pelo brasileiro Wolney Oliveira (diretor do Cine Ceará), que homenageia os pioneiros do cinema cubano.
A competitiva cearense segue hoje com a exibição de vários curtas e do longa Invierno em Bagdad, de Javier Corcuera, uma produção do Peru e da Espanha.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Maduro sugere uso de tropas do Brasil para “libertação” de Porto Rico
Deixe sua opinião