Hora certa
Confira os horários de exibição dos programas de Jamie Oliver, Nigella Lawson e Gerry Garvin.
Em Casa com Jamie Oliver
Sextas às 12h
Truques de Oliver
Domingos às 12h30
Reapresentações:
Quartas às 12h e quintas às 7h
Nigella Express
Sextas às 11h30
Reapresentações:
Aos sábados às 12h, terças às 7h e quintas às 13h30
Cozinhar é Simples, com G. Garvin
Sextas às 21h
Reapresentações:
Às terças às 12h, quartas às
8h, domingos às 13h e sábados às 5h
O melhor lugar da casa virou estrela de tevê. Há tempos os programas culinários têm lugar cativo na grade da televisão aberta. Mas, geralmente, beiram a monotonia devido ao pouco carisma de seus apresentadores ou porque se utilizam de recursos humorísticos (fantoches ou bonecos) que não são eficientes ao tentar quebrar esse ritmo banho-maria.
Um inglês loirinho e gordinho, por exemplo, virou personalidade televisiva ao apresentar um programa de culinária com bom-humor natural, animação e muita simplicidade. Jamie Oliver, de 38 anos, faz pratos sofisticados, mas não impossíveis. Seu carisma está em cada movimento ligeiro e preciso , e nos trocadilhos e opiniões que emite durante os programas Em Casa com Jamie Oliver e Truques de Oliver, ambos transmitidos pelo canal pago GNT (veja horários no quadro ao lado).
Oliver também é baterista teve uma banda chamada Scarlet Division, nos anos 1990 e, de vez em quando, realiza um verdadeiro show ao fazer seu programa no palco de teatros lotados. Sim, os atores principais são panelas e frigideiras e a trilha sonora invariavelmente é "Just Start", maior sucesso da finada banda.
O inglês entrou para a escola culinária de Westminster com 16 anos e logo começou a trabalhar com Genaro Contaldo, seu "mentor". Hoje, é reconhecido por usar alimentos naturais e orgânicos. Nos episódios, há várias cenas gravadas em campos, jardins e bosques, em que Oliver utiliza-se de temperos e ervas colhidos ali mesmo, na hora. Em outros capítulos, um cinegrafista o acompanha rumo a uma peixaria: segredos sobre como comprar e escolher os melhores pescados são revelados com espontaneidade.
Sem promover tanto conhecimento especializado embora com muito mais charme é o programa da também inglesa Nigella Lawson, de 49 anos. A jornalista cozinha como se estivesse flertando com seu telespectador: abusa de caras e olhares tentadores e quase sempre sua língua salta para além dos limites da boca quando prova algum prato. Por essa postura provocativa, ficou conhecida internacionalmente como a "rainha pornográfica da culinária".
No GNT, o seu programa é o Nigella Express. Há pseudo-histórias em cada episódio: pratos rápidos preparados para amigos que estão a caminho; uma torta de frango é feita enquanto sua filha estuda para a prova de francês; no episódio "Calmantes Instantâneos", Nigella, vestindo largos pijamas, prepara um doce que "alivia o estresse". Esse é outro detalhe: a inglesa não liga para calorias extras e não abre mão de comidas açucaradas. Seu corpo cheinho é a maior prova disso.
Outro que vem mudando os hábitos com música dentro das cozinhas é Gerry Garvin. Fazendo pratos ao som de rap e hip-hop, o norte-americano estreou na tevê em 2004. Ficou conhecido por fazer receitas "super-simples" "se eu posso fazer, você pode fazer", diz Garvin e por isso é mais voltado para os solteiros, que querem algo prático e rápido.
Seu jeitão de rapper meio destrambrelhado vem de suas influências adolescentes em Atlanta, onde nasceu. A primeira experiência na cozinha foi aos 13 anos. Desde então, passou por Paris, Hamburgo e outras cidades da Europa. Em seu restaurante, Garvin já preparou um buffet para alguns ilustres clientes, como o ex-presidente dos EUA, Bill Clinton.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião