Que Curitiba tem contornos e paisagens inspiradoras para a arte basta olhar ao redor para constatar. Pela beleza dos ângulos e formas arquitetônicas, pela pluralidade do seu cotidiano e importância de sua produção artística, a cidade foi escolhida – através de votação online na qual concorreu com Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo – para sediar o Primeiro Encontro Urban Sketchers Brasil, que acontece entre os dias 21 e 24 de abril.
21/04
» Memorial de Curitiba – 19h30
Abertura do evento
Apresentação do evento e vernissage dos artistas locais participantes
22/04
Casas Polonesas – 9h30 às 12h30
Largo da Ordem – 15h às 18h30
Bar do Alemão – 20h30
23/04
Jardim Botânico - 9h30 às 12h30
Paço da Liberdade/Rua das Flores – 15h às 18h30
Jokers – 20h30
24/04
Museu Oscar Niemeyer – 9h30 às 13h
Encerramento e foto dos participantes
Movimento em escala mundial, o Urban Sktchers teve seu início em 2008, por iniciativa do jornalista espanhol Gabriel Campanario que criou um blog – posteriormente convertido no site www.urbansketchers.org – para compartilhar com o mundo seus desenhos de observação dedicados a retratar in loco cenas do cotidiano de Seattle, onde residia. Dessa ideia nasceu uma organização sem fins lucrativos que conta hoje com cerca de 650 correspondentes do site atuantes em mais de 20 países, além de milhares de praticantes organizados regionalmente.
A ideia foi trazida para o Brasil por Eduardo Bajzek, João Pinheiro e Juliana Russo. Atualmente encontra apreciadores em cidades como São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro, Brasília entre outras. Contando com cerca de 30 correspondentes e mais de 350 mil visualizações na página. Importante salientar que não é a primeira vez que o país está na rota dos grandes eventos relacionados ao Urban Sketching, em 2014, Paraty (RJ) sediou o 5º Simpósio Internacional de Urban Skething.
Urban Sketchers Curitiba
Simon Taylor, um dos fundadores da versão curitibana do grupo – ao lado de Fabiano Vianna, Raro de Oliveira, Thiago Salcedo e Antonio Dias – esteve, no último sábado (30) retratando as nuances da histórica e modernista Casa José Barbosa e salienta que “o grupo curitibano é um dos mais ativos, consegue manter uma regularidade semanal e uma intensa produção, o que contribuiu para a escolha da cidade como sede do encontro brasileiro”.
Serviço
Memorial de Curitiba (abertura)
De 22 a 24 de abril
Valor do ingresso ainda não disponível
Ao buscar um novo olhar sobre a cidade da qual extraem as impressões expressas no desenho, os artistas acabam “interferindo” na dinâmica da cidade, sobre isso, Taylor reflete: “Em qualquer lugar do mundo, seja na Europa seja em Curitiba, as pessoas ficam maravilhadas ao observar os artistas desenhando. O processo, que em geral é solitário, acaba se tornando uma troca de experiências onde tanto o público quanto o artista evoluem e passam a ter uma outra relação de pertencimento com a localidade”. Por isso, para o encontro, buscou-se uma agenda que abrangesse diversos aspectos da cidade.
A abertura do encontro acontece no Memorial de Curitiba, evento que também marca o lançamento da primeira publicação que reúne a produção de 50 artistas selecionados dentre os participantes do Urban Sketchers no Brasil, acompanhado de uma vernissage dos artistas locais que compõem o projeto.
Também em destaque na agenda estão locais icônicos da cidade – como Jardim Botânico, Largo da Ordem, Museu Oscar Niemeyer – além de ruas históricas e eventos opções de confraternização que ocorrer em bares – Bar do Alemão e Jokers. O valor da inscrição ainda não foi divulgado
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Deixe sua opinião