A exposição “Metrópole” é o resultado de mais de dez anos de prática artística do gaúcho Milton Boeira. A mostra individual será inaugurada nesta sexta-feira (01), às 19h, no Museu da Fotografia – Solar do Barão.
Veja serviço completo no Guia.
Com curadoria de Silvio Crisóstomo e Clotilde Lainscek, a série fotográfica explora a temática urbana a partir de conceitos artísticos e filosóficos. Questionador silencioso, Milton propõe em suas imagens uma reflexão contemporânea acerca da construção identitária do indivíduo em seu entorno.
Fotografia, design gráfico e temática são articulados com consciência estética na mostra, que além das imagens, apresenta uma instalação realizada com objetos recolhidos na rua. “O que muitos chamam de lixo, eu chamo de material, e os levo para dentro de uma galeria com um novo significado”, afirma Milton.
Em “Metrópole”, Milton Boeira aborda conceitos pontuais, como a realidade inventada, a ilusão da leveza, o aprisionamento e o simulacro.
“No momento em que a pessoa abre a porta de casa, ela se depara com o lixo da rua. A manipulação das imagens busca enfatizar estas contradições da urbanidade, por um processo que eu chamo de ilusão da metrópole”, revela o artista.