• Carregando...
Estrela (à esq.), curadora da mostra, e a homenageada, a poeta Alice Ruiz. | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Estrela (à esq.), curadora da mostra, e a homenageada, a poeta Alice Ruiz.| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

A retrospectiva sobre a vida da poeta e escritora Alice Ruiz, uma das maiores haicaístas brasileiras, em cartaz no Centro Cultural Sistema Fiep, termina neste fim de semana. O público tem até domingo (26) para visitar a mostra “Poeta Alice”, que tem curadoria da filha caçula da autora, a musicista Estrela Leminski.

Confira mais informações no Guia

A sala do espaço foi “tomada” por vários haicais de Alice. Ela foi a primeira escritora a ministrar oficinas sobre o assunto – começou as aulas nos anos 1990, e percorreu o país compartilhando a didática dos versos.

Além disso, há trechos de livros, artigos, fotografias, vídeos, entrevistas e os livros publicados pela autora.

Um espaço considerável da mostra é dedicado à música: mais de 60 canções que compôs como letrista, em parceria com nomes da MPB como Itamar Assumpção, Alzira Espíndola, Arnaldo Antunes, Zélia Ducan, entre outros, são tocadas na sala.

Toda a essência de Alice, mais “zen”, foi captada pela curadora: por isso, ela optou por projetar um espaço específico, no meio da sala, cheio de plantas, almofadas e outros elementos orientais para que o visitante possa interagir com a exposição e captar o mundo da autora. Estrela, que já havia dividido com a mãe e a irmã, Áurea, a curadoria de “Múltiplo Leminski”, exposição que revisitou a história do pai, Paulo, não fez a mostra de Alice a partir de fatos, mas de materiais que refletem seu modo de produzir poesia.

Até o fim desse ano, um novo livro de haicais de Alice Ruiz deve ser publicado, pela editora Companhia das Letras.

A entrada para “Poeta Alice” é franca. A exposição pode ser visitada das 10h às 18 horas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]