Termina no próximo domingo (29) a instalação de videoarte interativa Equitam, em cartaz no Centro de Arte Digital do Portão Cultural desde o dia 24 de fevereiro.
A exposição traz ao público narrativas com finais que podem ser escolhidos pelo próprio público. Primeiramente, um vídeo apresenta o artista tentando se equilibrar em uma corda de slackline. Depois de alguns segundos de filme, o espectador escolhe assistir ao final por meio de um QR Code reproduzido no filme apresentado por um tablet presente ou smartphones dos visitantes.
São apresentados, de forma aleatória, quatro desfechos diferentes. A conexão é feita de forma democrática tanto para o sistema com Android, como para iOS.
Inspirado nas ideias do teórico de comunicação Henry Jenkins e também do teórico das artes Nicolas Bourriaud, a instalação propõe que o espectador viva a experiência da narrativa transmidiática.
O projeto é do artista de novas mídias Flávio Carvalho, e foi criado como trabalho de conclusão do módulo de Artes Visuais e Tecnologia da Faculdade de Artes do Paraná (FAP-PR).
O Espaço Expositivo do Centro de Arte Digital , do Portão Cultural, funciona de 3ª feira a domingo, das 10h às 19h. A entrada é franca.
Veja o vídeo de apresentação de Equitam:
EUA podem usar Moraes no banco dos réus como símbolo global contra censura
Ucrânia, Congo e Líbano: Brasil tem tropas treinadas para missões de paz, mas falta decisão política
Trump repete a propaganda de Putin sobre a Ucrânia
Quem é Alexandr Wang, filho de imigrantes chineses que quer ajudar os EUA a vencer a guerra da IA